Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Home Ciência e Tecnologia A IA afetará cerca de 40% dos empregos globais: FMI

A IA afetará cerca de 40% dos empregos globais: FMI

by Bernardo Mabjaia
0 comment

Fonte: Business Inside África

As economias avançadas enfrentam maiores riscos da IA — mas também mais oportunidades de alavancar seus benefícios — em comparação com o mercado emergente e as economias em desenvolvimento”, escreveu Georgieva em uma postagem no domingo, citando a análise recente do FMI sobre o assunto.

Isso se deve à “capacidade da IA de impactar empregos altamente qualificados”, disse Georgieva. E no caso de economias avançadas, cerca de 60% dos empregos podem ser afetados pela IA, acrescentou ela.

“Aproxorcamente metade dos empregos expostos pode se beneficiar da integração com a IA, aumentando a produtividade. Para a outra metade, os aplicativos de IA podem executar as principais tarefas atualmente realizadas por humanos, o que poderia reduzir a demanda de mão-de-obra, levando a salários mais baixos e contratação reduzida”, escreveu Georgieva.

“Nos casos mais extremos, alguns desses empregos podem desaparecer”, acrescentou ela.

Em comparação, Georgieva espera que os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento “enfrentem menos interrupções imediatas da IA”.

No entanto, Georgieva pediu aos formuladores de políticas que se protejam contra a potencial desigualdade e tensões sociais que a IA pode trazer. Ela também pediu que os países implementem “redes de segurança social abrangentes e ofereçam programas de reciclagem para trabalhadores vulneráveis”.

O FMI não está sozinho em fazer chamadas de aviso sobre a IA. Em março, a Goldman Sachs disse em um relatório que a IA poderia interromper mais de 300 milhões de empregos.

A vice-presidente do LinkedIn, Annesh Raman, disse em uma entrevista em podcast em novembro que a IA reduziria o valor das habilidades técnicas, tornando as habilidades interpessoais mais importantes.

“A vida útil de um diploma está encolhendo drasticamente”, disse Raman a Molly Wood, apresentadora do podcast Worklab da Microsoft.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00