A Activação de marca é uma ferramenta do marketing que tem como objectivo, aproximar a marca ao potencial cliente de forma localizada e personalizada.
Assim, é necessário desenvolver uma acção que mobiliza o potencial cliente a aderir à marca, campanha, ideia, iniciativa, pelo que a componente estatística é relevante para mensuração do seu impacto e análise do desempenho pré e pós campanha de activação.
Na nossa agência, para activar marcas, adoptamos as seguinte etapas:
Objetivo
Tendo em conta o factor que justifique a activação(ex: divulgação de novo produto, inovações, pontos de vendas, promoções de venda, incremento de vendas, etc), torna-se necessária a definição de objectivos SMART, que irão nortear a avaliação de desempenho da campanha.
O Público alvo da Campanha
Após a identificação dos objectivos e baseando-se nos relatórios de gestão da marca e de vendas, pode-se facilmente segmentar o publico e as acções da campanha de activação de marca. O CRM, é uma ferramenta que também deve ser explorada para campanhas de fidelização, reactivação de clientes, incentivo a upgrades, apresentação de novas versões, entre outras mecânicas.
É importante classificar, quantificar e geo-localizar o público, para que se atinja o resultado expectável pela campanha.
Definição dos elementos da campanha
Conhecido o público alvo, as suas características devem ser exploradas para definir os elementos da campanha e como impactá-los em benefício dos objectivos definidos.
Ao estabelecer os elementos da campanha, é necessário ter em conta a legislação, a cultura, os hábitos e costumes, regras do local ou locais onde a campanha irá decorrer.
Definição do orçamento
Com base na mecânica aprovada, faz-se olevantamento de custos do projecto que incluirá: direitos de imagem de promotores, logística que incluirá a formação, indumentária, alimentação, transporte, comunicações, licensas, serviços gráficos, sonorização, seguros, entre outros. A nossa agência assegura a entrega de todos os elementos da campanha com o conceito “chave na mão”.
Ao estabelecer o orçamento, é necessário ter em conta que o objectivo da campanha, o objectivo a longo prazo e a exposição gerada pela marca no contexto de contacto que posteriormente irá gerar ganhos para marca.
NB: para cada orçamento, há uma solução. No entanto, o baixo custo gera stress, dada limitação de recursos a aplicar, sejam eles, humanos, tecnológicos, entre outros.
Promoção de activação
Para atingir o sucesso da campanha de ativação da marca, torna-se necessário, atrair o público-alvo ao local da activação. Pode ser feito por intermédio de outras ferramentas de maketing.
Implementação da campanha
Ao implementar a campanha, todos os recursos devem ser alocados tendo em conta os objectivo da campanha, pelo que os materiais, locais, staff, embaixadores de marca deve ser de acordo com a região. O níveo de serviço deverá ser aprovado e subscrito por todos os integrantes da campanha.
Indicadores de desempenho
Tendo em conta os objectivos da campanha, seus públicos e orçamento, é necessário reportar no fim de cada acção e outros períodos os indicadores de desempenho da campanha a aprovados, de entre eles:
1. Número de potenciais clientes e clientes atingidos 2. Clientes que aderem a campanha
3. Clientes recuperados
4. Brindes oferecidos
5. Opiniões dos clientes
6. Indicadores de percepção sobre a concorrência 7. Aspectos positivos
8. Aspectos negactivos
Contigência
Ao desenvolver um projecto de activação, é necessário compreender a envolvente e mitigar os riscos, assim, asseguramos:
1. Licensas administrativas/municipais
2. Recursos da campanha
3. Análise de meteorologia
4. Análise Higiene e Seguraça no Trabalho
Porquê activar marca?
A activação da marca é uma experiência de marca singular multitoque que ajuda a aumentar o conhecimento da marca. Ocorre em uma determinada situação, como lançamento de produto, abertura de loja/loja ou simplesmente renomear a imagem e experiência da marca anterior. Na maioria dos casos, eles são uma combinação dos seguintes tipos de ideias de ativação de marca.