Fonte: Carta Mz
Os resultados dos Índices das Actividades Económicas, referentes ao mês de Maio de 2021, registaram uma variação negativa do volume de negócios em 1,9%. Entretanto, no mesmo período, registou-se um ligeiro aumento no índice do emprego, bem como das remunerações em 0,2% cada, quando comparados com os do mês anterior.
Estes dados foram tornados públicos na última semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Num comunicado a que “Carta” teve acesso consta que o decréscimo do volume de negócios no mês em referência foi influenciado pela variação negativa verificada nos sectores da indústria, do alojamento, restauração e similares e de outros serviços não financeiros, com 11,3%, 1,7% e 0,5% respectivamente.
Os sectores da electricidade, dos transportes e armazenagem e do comércio, registaram, de acordo com a fonte, crescimentos de 14,1%, 7,5% e de 4,1% respectivamente, na facturação do mês em análise.
“Por seu turno, o índice do emprego referente ao mês de Maio de 2021 foi resultado da variação positiva dos sectores de alojamento, restauração e similares e de transportes e armazenagem, com 1,5% e 0,3% respectivamente. Os sectores do comércio e da indústria registaram quedas ténues de 0,3% e 0,1% respectivamente, para o sector dos outros serviços não financeiros registarem uma estabilização no mesmo período em análise”, explica o INE.
A Autoridade Estatística revela ainda que a variação do índice de remunerações, no mês de Maio, resulta dos aumentos nos sectores de transportes e armazenagem, do comércio e no sector de outros serviços não financeiros, com 6,7%, 0,4%, e 0,4% respectivamente. Entretanto, os sectores da indústria e de alojamento e restauração e similares, tiveram quedas de 3,0% e 1,5%.
Comparando os índices globais do mês de Maio de 2021, com os do período homólogo de 2020, o INE verificou um crescimento do índice do volume de negócios, do índice de emprego, e do índice das remunerações em 34,7%, 6,5% e 10,5% respectivamente.