Fonte: Diário económico
A África do Sul vai realizar eleições nacionais e provinciais a 29 de Maio, informou o gabinete do Presidente, Cyril Ramaphosa, na terça-feira, 20 de Fevereiro.
Espera-se que as votações sejam as mais competitivas desde o fim do sistema do apartheid.
Os analistas políticos prevêem que o partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), perderá a sua maioria parlamentar pela primeira vez desde 1994, tendo conta os cortes de energiarecorde, má prestação de serviços e elevados níveis de desemprego entre as queixas dos eleitores.
Os sul-africanos vão eleger uma nova Assembleia Nacional, bem como a legislatura provincial em cada uma das nove províncias do país.
Cyril Ramaphosa, de 71 anos, está a tentar um segundo mandato e a tentar também “alavancar o crescimento económico” desde que substituiu Jacob Zuma, em 2018.
“As eleições de 2024 coincidem com a celebração dos 30 anos de liberdade e democracia na África do Sul”, avançou o gabinete num comunicado, reiterando que “o Presidente apela a todos os eleitores elegíveis para que participem plenamente neste marco importante e histórico do nosso calendário democrático.”