Home Internacional “Alarmado”. Guterres condena ataque do Irão a base dos EUA no Qatar

“Alarmado”. Guterres condena ataque do Irão a base dos EUA no Qatar

por karinganakaringana
0 comentários

"Desde o início da crise, o secretário-geral tem condenado repetidamente qualquer escalada militar neste conflito, incluindo o ataque de hoje do Irão ao território qatari", afirmou em comunicado o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

A mensagem reitera o apelo de Guterres para que todas as partes "parem os combates" e respeitem a Carta da ONU e o direito internacional.

A condenação a "qualquer escalada", refere a EFE, surge na sequência de críticas a Guterres por não ter chegado a condenar o ataque norte-americano a três centrais nucleares iranianas no sábado.

Segundo a mesma fonte, na conferência de imprensa diária vários jornalistas questionaram a parcialidade de Guterres, por ter condenado a Rússia quando este país atacou a Ucrânia, mas não agora os Estados Unidos.

A invasão russa da Ucrânia tem, contudo, sido caracterizada por ataques a áreas residenciais e outras infraestruturas civis – como apontam agências da própria ONU e governos ocidentais – e não a instalações militares ou nucleares.

O Irão tinha prometido retaliações pela "Operação Martelo da Meia-Noite", o bombardeamento norte-americano no fim de semana às suas instalações de enriquecimento de urânio e produção de combustível nuclear em Isfahan, Natanz e Fordo.

A resposta do Irão surgiu horas depois de a embaixada dos Estados Unidos no Qatar ter recomendado que os cidadãos norte-americanos residentes no país se abrigassem "até novo aviso".

A agência de notícias governamental iraniana Irna, citando um comunicado da Guarda Revolucionária, afirmou que seis mísseis iranianos atingiram hoje uma base norte-americana no Qatar, em retaliação aos bombardeamentos dos Estados Unidos a instalações nucleares em território iraniano.

O número de mísseis utilizados "foi o mesmo que o número de bombas que os Estados Unidos utilizaram para atacar as instalações nucleares iranianas", indicou o Conselho de Segurança Nacional iraniano.

O Qatar tinha antes afirmado que frustrara o ataque iraniano.

"As defesas aéreas do Qatar intercetaram com êxito um ataque com mísseis à base aérea de Al-Udeid", indicou o Ministério da Defesa do Qatar, acrescentando: "O incidente não causou mortos nem feridos".

O Presidente norte-americano, Donald Trump, agradeceu ao Irão por ter avisado antecipadamente do ataque "muito fraco" que fez hoje a uma base militar dos Estados Unidos no Qatar, que não fez vítimas nem causou danos substanciais.

"O Irão respondeu oficialmente à nossa destruição das suas instalações nucleares com uma resposta muito fraca, o que esperávamos e que combatemos com muita eficácia", afirmou Trump na rede social Truth.

Segundo o Presidente norte-americano, foram disparados contra a base norte-americana de Al Udeid, no Qatar, 14 mísseis, dos quais 13 foram abatidos e um seguiu numa "direção não ameaçadora".

"Tenho o prazer de informar que NENHUM americano foi ferido e quase nenhum dano foi causado. Mais importante ainda, [os iranianos] tiraram tudo do seu 'sistema' e, espero, não haverá mais ÓDIO", adiantou Trump.

"Quero agradecer ao Irão por nos ter avisado com antecedência, o que tornou possível que nenhuma vida se perdesse e que ninguém ficasse ferido. Talvez o Irão possa agora prosseguir para a Paz e a Harmonia na Região, e eu encorajarei Israel com entusiasmo a fazer o mesmo", afirmou ainda o Presidente norte-americano.

A guerra entre Israel e o Irão foi desencadeada em meados de junho por bombardeamentos israelitas contra território iraniano, levando à retaliação de Teerão.

O conflito, que já fez centenas de mortos e feridos de ambos os lados, assumiu uma nova dimensão com os bombardeamentos pelos Estados Unidos de várias instalações nucleares iranianas, incluindo o complexo de Fordo.

Fordo, que tem com capacidade de enriquecimento de urânio a 60%, segundo os especialistas, fica localizado a cerca 100 quilómetros a sul de Teerão, cuja área metropolitana tem uma população de 14 milhões de pessoas.

Leia Também: Guterres condena ataque terrorista em Damasco (que matou 25 pessoas)

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00