Man City tem prestado muita atenção ao australiano – o clube notou semelhanças entre a filosofia e o estilo de ambos os gerentes
Fonte: The Telegraph
Ange Postecoglou já está classificado como um cavalo negro no topo da lista de potenciais sucessores do Manchester City para Pep Guardiola, caso o espanhol decida deixar seu cargo no final de seu contrato atual no verão de 2025.
Não que ele tenha pensado nisso, mas Postecoglou tem a chance de melhorar sua reputação dentro do City Football Group, para quem ele já trabalhou no Yokohama Marinos, despejando a equipe de Guardiola da FA Cup com o Tottenham Hotspur na sexta-feira à noite.
Guardiola sugeriu que ele poderia ficar no City depois de 2025, mas seu ex-assistente, o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, Roberto De Zerbi, do Brighton, e o ex-defensor do clube, Vincent Kompany, foram todos ligados à substituição.
Mas é Postecoglou que foi informado de que o Telegraph Sport poderia estar melhor posicionado para o City mirar no próximo verão se Guardiola não estender seu acordo, não que seja de todo certo que eles seriam capazes de levá-lo do Spurs.
Além das 115 acusações pairando sobre o City que poderiam resultar em punição, Postecoglou está extremamente feliz no Tottenham e recentemente insinuou que quer criar raízes e ficar por muito tempo.
Postecoglou assinou um contrato de quatro anos com o Spurs e, apesar de seu início impressionante, não há pânico sobre a necessidade de melhorar seus termos, pois diz-se que o homem de 58 anos é capaz de ganhar uma série de melhorias relacionadas ao desempenho.
Os detalhes disso foram mantidos em sigilo, mas presume-se que Postecoglou ganhará bônus ou pagará aumentos por levar o Spurs de volta à Liga dos Campeões ou ganhar talheres.
Postecoglou já ganhou a fé do presidente do Tottenham, Daniel Levy, e do diretor de futebol Scott Munn, outro ex-funcionário da CFG, que foi recompensado pela vontade do clube de agir rápido no mercado de transferências de janeiro para contratar Timo Werner por empréstimo e Radu Dragusin. Ainda pode haver uma oferta tardia para o meio-campista Conor Gallagher também.
Foi o chefe global de futebol da City, Brian Marwood, que Postecoglou disse que estará “para sempre em dívida”, que lhe ofereceu o emprego em Yokohama e a dupla mantém um relacionamento.
Postecoglou também impressionou Guardiola, entre outros, e se ele puder manter seu início rápido no Tottenham e até mesmo adicionar um troféu àqueles que ganhou no Celtic, Yokohama e Brisbane Roar, sua reputação só crescerá.
Comparações foram feitas entre as filosofias do futebol ofensivo de Postecoglou e Guardiola, e o australiano compartilha a obsessão do gerente da cidade com a melhoria e a preparação.
Enquanto seus jogadores relaxavam durante o mini-break do Tottenham, Postecoglou admitiu que não conseguiu desligar durante seu curto período de tempo longe do campo de treinamento.
“Há trabalho a fazer,” disse Postecoglou. “Eu meio que uso esses momentos para olhar um pouco mais para baixo e ver coisas que precisam ser feitas. Embora a cara fria disso sejam jogos para se preparar e ganhar, há algumas coisas de longo prazo que ainda estou ansioso para construir dentro do clube e você começa a mapear essas coisas e ver se podemos causar impacto agora ou um pouco mais tarde. Tudo isso ajuda você a chegar onde quiser. Todo mundo quer fugir, mas mesmo que eu fugisse, estaria pensando nesse sentido.”
Pressionado se ele fez alguma coisa fora fazendo planos para o Tottenham durante seu chamado intervalo, Postecoglou acrescentou: “Eu sou bastante mundano e unidimensional quando se trata disso. Eu sou humano e assisto coisas e gosto de ler e ouço podcasts e música e passo tempo com minha família.
“Mas eu levo o que faço muito a sério e sinto que, às vezes, se eu desligar por muito tempo, estou meio que perdendo alguma coisa. É assim que estou conectado.”
Maddison está pronto para retornar para o confronto da FA Cup
As esperanças de Postecoglou de terminar sua primeira temporada no comando no Tottenham com um troféu foram reforçadas pelo retorno à condicionamento físico de James Maddison, que está pronto para começar contra o City depois de perder quase três meses.
Kevin De Bruyne causou um impacto instantâneo em seu retorno ao City, inspirando a vitória de retorno sobre o Newcastle United como substituto e Postecoglou acredita que Maddison está com o objetivo de fazer um retorno igualmente espetacular.
“Eu não quero colocar essas expectativas [nele], mas sei o que Madders espera”, disse Postecoglou. “E no treinamento, você não saberia que ele sentiu tanta falta. A qualidade está lá imediatamente e todos percebem. E ele está com boa aparência fisicamente. Ele é o tipo de cara que vai querer compensar o tempo perdido e voltar e causar um impacto imediatamente.”