Fonte:MzNews
Os nove anos de governação de Filipe Nyusi, com Presidente da República foram marcados por desafios desde o primeiro momento, havendo, por isso, que se reconhecer o sucesso nesses e noutros aspectos, considera, Patrício José.
Em entrevista à Rádio Moçambique, o académico apontou o conflito armado entre o Governo e a Renamo, as mudanças climáticas, e o terrorismos em Cabo Delgado.
“Esses elementos todos exigiram muitos esforços, dedicação e muita entrega”, disse. Ele referiu que as respostas a esses desafios, apesar de incompletas, foram uma mais-valia para os moçambicanos.
“Entre esses desafios todos, ainda conseguir manter uma qualidade de vida razoável para a nação, eu penso que foi um esforço que nós temos de reconhecer”, considerou.
À estação emissora ele falava no âmbito, hoje, do quarto ano do segundo ciclo de Governação de Filipe Nyusi, como Presidente da República, e o nono, desde 2015.
Sobre a Covid-19, a académico disse que a pandemia foi destruidora tanto para o sistema de saúde como para a economia.
“Um dos sectores gravemente afectados foi o turismo. E também perdemos muitas vidas humanas e isso é algo que prejudica o funcionamento normal da economia e da sociedade como um todo”, referiu.
Ele notou que os sistemas de Saúde e Educação, e tantos outros, não estavam preparados para lidar e mitigar efeitos dessa natureza.
Da governação de Nyusi foram ainda destacadas as iniciativas presidências de alocar bancos, unidades de saúde, postos de abastecimento de água, tribunais e sistemas de energia para os distritos.
“Isto resulta da visão geopolítica do país, que permitiu ao chefe de Estado traçar as sua estratégia de governação e que estamos a ver alguns resultados bastantes positivos”, notou.
Para o académico, alguns projectos implementados nos nove anos de governação Nyusi devem continuar.