Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Home Internacional Apoiantes do líder da oposição tanzaniana detidos à porta de tribunal

Apoiantes do líder da oposição tanzaniana detidos à porta de tribunal

by admin
0 comment

Fonte: Notícias

A Polícia de choque tanzaniana prendeu hoje (05) vários apoiantes do líder da oposição Freedom Mbowe à porta de um tribunal em Dar es Salaam, onde uma audiência de “terrorismo” contra ele foi adiada para amanhã, sexta-feira(07).

Presidente do principal partido da oposição, Chadema, Freeman Mbowe, foi preso no final de Julho último, juntamente com outras figuras desta formação, em Mwanza, uma cidade do noroeste da Tanzania onde planearam um comício para exigir reformas constitucionais.

Um tribunal tanzaniano decidiu processar Mbowe, 59 anos, por “financiamento do terrorismo” e “conspiração terrorista”, delitos não condenáveis.

A rusga policial e as acusações de “terrorismo” contra Mbowe suscitaram preocupação entre as organizações não governamentais de direitos humanos e as diplomacias ocidentais.

Os Estados Unidos pediram à Presidentetanzaniana, Samia Suluhu Hassan, que tomou posse em Março,na sequência da morte do chefe do EstadoJohn Magufuli, a garantir as liberdades de todos os tanzanianos.

Mbowe deveria comparecer hoje no tribunal, através de uma ligação vídeo, mas o caso foi adiado para amanhãdevido a problemas de ligação, disse o seu advogado Peter Kibatala.

Os simpatizantes do Chadema seguraram cartazes onde se lia “Mbowe não é um terrorista”, após se terem reunido no exterior do tribunal.

A polícia efectuou detenções, disse Chadema através da rede social Twitter. As filmagens mostravam agentes da polícia a encaminhar as pessoas para uma carrinha, antes de as levar embora.

O número de pessoas presas não foi imediatamente revelado.

Chadema também disse que a polícia invadiu o seu escritório regional na capital Dodoma, na quarta-feira à noite, onde levou documentos.

O Ministério Público da Tanzânia afirmou que as acusações de “terrorismo” contra Mbowe não estavam relacionadas com as suas actividades planeadas em Mwanza, mas sim com alegadas infracções que tiveram lugar no ano passado, numa outra parte do país.- LUSA

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00