Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Home Economia e Negócios ARA-Norte: “Enchente Das Bacias de Montepuez, Megaruma e Messalo Pode Provocar Inundações”

ARA-Norte: “Enchente Das Bacias de Montepuez, Megaruma e Messalo Pode Provocar Inundações”

by Bernardo Mabjaia
0 comment

Fonte: Diário económico

Administração Regional das Águas do Norte (ARA-Norte) alertou nesta quinta-feira (8) para a ocorrência de inundações em alguns distritos da província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, em consequência da chuva intensa que se tem registado nos últimos dias, e que causou a enchente das bacias hidrográficas de Montepuez, Megaruma e Messalo.

O responsável daquela entidade, Micas Boaventura Bule, explicou que os níveis hidrométricos das bacias citadas estão acima do normal, o que poderá provocar inundações e intransitabilidade em algumas estradas, apelando à retirada da população residente nas zonas baixas.

“As bacias estão a receber um incremento das águas pluviais em consequência das descargas feitas na barragem de Chipembe, no distrito de Balama, onde algumas comunidades estão igualmente inundadas”, acrescentou.

No ano passado, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) revelou que necessitava de um total de 66 milhões de meticais para responder aos eventuais incidentes decorrentes da época chuvosa 2023-24, assim como para a operacionalização do Plano de Contingência ao nível da província de Cabo Delgado.

Em termos de projecções da temperatura, a instituição avançou na altura que, de Outubro a Dezembro, as previsões meteorológicas indicavam a ocorrência de chuvas normais, “e que de Janeiro a Março de 2024 prevêem-se chuvas com tendência acima do normal”.

Moçambique é considerado um dos países do mundo mais severamente afectados pelas alterações climáticas, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril.

O período chuvoso de 2018-19 foi dos mais severos de que há memória em Moçambique: 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, dois dos maiores de sempre a atingir o País.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00