Fonte:Carta
O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, considera falsas as informações que circulam nas redes sociais dando conta da contaminação em massa dos moçambicanos pela Covid-19, variante XBB, considerada a mais perigosa que Omicron.
“Nas redes sociais circulam dois tipos de mensagens: uma que fala de uma variante XX de 2022 que as pessoas só estão a partilhar para desinformar os outros, enquanto a segunda é sobre o aumento de casos de gripe no país”, explicou Tiago.
Segundo aquele governante, o número de casos de sintomas gripais que afectam o país poderá aumentar, por isso recomenda que as pessoas tomem o máximo de cuidado possível.
“Nós ainda não começamos a registar o número de casos de gripe nas nossas unidades sanitárias, entretanto, como o pico ainda está por vir, este aumento vai acontecer”.
Em relação à cólera no país, Tiago disse que o número de casos tende a aumentar de forma cíclica na época chuvosa. Neste momento, o país conta com cerca de nove mil (9 mil) casos de cólera em sete províncias, entre as quais, Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Sofala e Manica. Nesta última província, há mais de duas semanas que não se regista novos casos.
Sobre a vacinação contra a cólera, o Ministro da Saúde esclareceu que, na falta de vacinas em quantidades suficientes para fazer a vacinação de prevenção, optou-se pela vacinação de emergência nos locais onde foi detectado o surto.