Fonte: Visão Aberta
A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, enalteceu, esta Segunda feira, na Sede do Parlamento, em Maputo, a abnegação da delegação de médicos cubanos que se encontra em Moçambique desde Março último, em resposta a um pedido formulado pelo Governo moçambicano para reforçar as equipas que tem estado na linha da frente para fazer face a pandemia da Covid-19 no País.
Falando durante a Audiência de cortesia que concedeu a direcção desta equipa de médicos cubanos e que se fazia acompanhar do Embaixador daquele país acreditado em Moçambique, Pavel Diaz Hernandez, Esperança Bias disse que a cooperação bilateral no domínio da saúde permitiu a obtenção de ganhos assinaláveis, no que tange ao fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde de Moçambique.
As Repúblicas de Moçambique e de Cuba estabeleceram relações diplomáticas em Agosto de 1975 e uma das áreas prioritárias desta cooperação bilateral é a de Saúde.
A Cooperação no Sector da Saúde têm sido regida por protocolos que foram sendo assinados pelos Governos dos dois países desde Outubro de 1978.
No final do Encontro com a Presidente da Assembleia da República , a equipa médica cubana, que na ocasião, mostrou-se satisfeita pela recepção, saudou o povo moçambicano e visitou as instalações da Assembleia da República, com desta para o Posto Médico local e o Centro Informação e Documentação parlamentar.