Home Ataques aéreos turcos visam o norte do Iraque e a Síria

Ataques aéreos turcos visam o norte do Iraque e a Síria

por
0 comentário

Os ataques estendem um aumento na violência através da fronteira sul da Turquia, à medida que a transbordamento regional da guerra em Gaza continua.

Fonte: AL Jazeera

Os militares da Turquia realizaram ataques aéreos contra combatentes curdos no norte do Iraque e na Síria.

Os ataques aéreos noturnos destruíram 23 alvos, disse o Ministério da Defesa Nacional da Turquia na terça-feira. A operação estende uma recente escalada de violência através da fronteira sul da Turquia, à medida que a tensão regional continua a aumentar em meio ao bombardeio de Israel a Gaza.

A reassão do conflito começou na sexta-feira, quando nove soldados turcos foram mortos em confrontos com combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque. Ancara respondeu com ataques aéreos e operações militares na área, bem como no norte da Síria.

Os últimos ataques aéreos foram realizados na segunda-feira às 22h (19h GMT) nas regiões de Metina, Gara, Hakurk e Qandil, no norte do Iraque, perto da cidade de Erbil, bem como no norte da Síria. A ação garantirá a segurança das fronteiras e evitará ataques, disse o ministério.

“2mbrinta e três alvos foram destruídos, incluindo cavernas, abrigos, túneis, armazéns de munições, materiais de suprimentos e instalações usadas pela organização terrorista”, disse o ministério em um comunicado na plataforma de mídia social X.

Muitos combatentes foram “neutralizados”, alegou o post – um termo comumente usado para significar mortos ou capturados.

O ministério também compartilhou um vídeo que dizia mostrar imagens da operação.

Ponto de acesso

O PKK, designado um grupo terrorista pela Turquia, pelos Estados Unidos e pela União Europeia, pegou em armas contra o estado turco em 1984. Mais de 40.000 pessoas foram mortas na violência.

As forças turcas atacam regularmente os combatentes do PKK baseados nas montanhas do norte do Iraque.

A mídia estatal síria e outras fontes disseram na segunda-feira que a Turquia realizou uma onda de ataques aéreos à infraestrutura de eletricidade e petróleo no nordeste curdo da Síria, colocando várias usinas fora de serviço.

A Turquia realizou uma série de incursões militares e campanhas de bombardeio na Síria contra as Unidades de Defesa do Povo Curdo (YPG), que considera uma ala do PKK.

A tensão que se espalha da guerra em Gaza está provocando níveis crescentes de violência em toda a região, e o norte do Iraque e da Síria são um hotspot.

O Irã também lançou mísseis em grupos armados em Erbil, a capital da região curda semi-autônoma do Iraque, no final da segunda-feira, bem como na cidade síria de Aleppo. Um comunicado alegou que os ataques tinham como alvo “grupos terroristas anti-iranianos” e a sede da agência de espionagem israelense Mossad em Erbil.

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00