Home Internacional Ataques ao Irão: Administração Trump dá primeiro briefing ao Congresso

Ataques ao Irão: Administração Trump dá primeiro briefing ao Congresso

por karinganakaringana
0 comentários

O diretor da CIA, John Ratcliffe, o secretário de Estado Marco Rubio, o secretário da Defesa Pete Hegseth e o general Dan Caine, presidente do Estado-Maior Conjunto, estiveram presentes no 'briefing' confidencial aos senadores, inicialmente previsto para terça-feira.

Os republicanos que saíram do briefing afirmaram que era evidente que o programa nuclear do Irão tinha sofrido um retrocesso significativo, enquanto alguns democratas manifestaram ceticismo quanto à extensão dos danos.

"Sem qualquer informação confidencial, penso que é seguro dizer que desferimos um grande golpe, juntamente com os nossos amigos em Israel, contra o programa nuclear do Irão", adiantou o senador republicano Tom Cotton.

Já o senador Chris Murphy, democrata, saiu do 'briefing' afirmando que "ainda há uma capacidade significativa remanescente".

A sessão foi realizada no momento em que os senadores avaliaram o seu apoio a uma resolução que afirma que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve obter autorização do Congresso antes de lançar mais ações militares contra o Irão.

Uma votação sobre essa resolução pode ocorrer ainda hoje.

"Os senadores merecem total transparência e a administração tem a obrigação legal de informar o Congresso com precisão sobre o que está a acontecer", disse o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, de Nova Iorque.

Após o ataque dos Estados Unidos com bombas 'antibunker', Trump anunciou um cessar-fogo entre as partes.

Na operação 'Midnight Hammer', participaram cerca de 125 aviões, entre os quais bombardeiros B-2 que lançaram bombas 'antibunker' de 13.600 quilos sobre duas unidades iranianas de enriquecimento de urânio consideradas essenciais, Fordo e Natanz, ao passo que um submarino disparou mísseis Tomahawk sobre a central nuclear de Isfahan, indicou o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Dan Caine.

Num relato das cerca de 36 horas de duração da operação, o general Dan Caine disse que esta foi "o culminar de mais de 15 anos de desenvolvimento e testes" para conseguir penetrar em instalações como Fordo, várias dezenas de metros abaixo do solo.

Leia Também: “Especulação sobre reinício das negociações não deve ser levada a sério”

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00