Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Home Política Ataques terroristas: Somente em Quitunda e Maganja ainda há pessoas em Palma

Ataques terroristas: Somente em Quitunda e Maganja ainda há pessoas em Palma

by admin
0 comment

Apenas duas aldeias ainda têm pessoas no distrito de Palma, norte da província de Cabo Delgado. Trata-se das aldeias de Quitunda (de Reassentamento) e de Maganja. Ambas se localizam nas proximidades do Projecto Mozambique LNG (liderado pela petroquímica francesa Total), o actual bastião das Forças de Defesa e Segurança (FDS).

As duas aldeias, apurou “Carta”, servem, neste momento, de locais de refúgio e/ou de passagem de pessoas provenientes da vila-sede de Palma ou das aldeias circunvizinhas, cujo destino é a cidade de Pemba ou que, na pior das hipóteses, não têm dinheiro para chegar à capital provincial de Cabo Delgado.

À “Carta”, os deslocados contam que o trajecto entre as aldeias de Quitunda e Maganja (esta última costeira e ponto de embarque) é altamente vigiado pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS), pelo que só é feito mediante a autorização dos militares. Quem tenta caminhar de uma aldeia para outra é torturado ou assassinado com a alegacão de ser membro do grupo terrorista. O transporte, dizem as fontes, custa 500 Meticais.

Refira-se que desde o ataque terrorista à vila-sede de Palma ocorrido no passado dia 24 de Março, as pessoas têm abandonado aquele distrito diariamente com destino à cidade de Pemba ou à República Unida da Tanzânia, de onde são repatriados para a fronteira de Negomano, no distrito de Mueda.

Aliás, na passada segunda-feira, dezenas de pessoas desembarcaram na cidade de Pemba, fugindo dos ataques terroristas no distrito de Palma.

Fonte: Carta mz

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00