Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Home Sociedade AVISO ÀS ZONAS PROPENSAS A INUNDAÇÕES: HCB aumenta descargas a partir de 1 de Setembro

AVISO ÀS ZONAS PROPENSAS A INUNDAÇÕES: HCB aumenta descargas a partir de 1 de Setembro

by José Nhambirre
0 comment

Fonte: Notícias

O Curso principal do Rio Zambeze, que atravessa as províncias de Tete, Manica, Sofala e Zambézia,vai registar um aumento do volume de água, a partir de 1 de Setembro próximo.
A subida será originada pelo aumento das descargas efectuadas pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) e tem em vista o aumento da capacidade de encaixe de água na albufeira e prevenir eventuais cheias na época chuvosa 2021-2022.


De acordo com um documento da empresa que a Rádio Moçambique teve acesso, a partir de 1 de Setembro serão feitas descargas na ordem de 2.100 metros cúbicos por segundo, volume que irá passar para 3.400 metros por segundo entre 1 de Outubro até ao início de Dezembro.

Face à situação, a Administração Regional das Águas do Centro apela à retirada de pessoas e bens que se encontram em zonas propensas a inundações.


A barragem de Cahora Bassa situa-se no Rio Zambeze, província de Tete, a 120 quilómetros da capital provincial. Com cerca de 164 metros de altura e 303 metros de arco, tem capacidade para 63 mil milhões de metros cúbicos de água.


A sua albufeira é a quarta maior de África, com uma extensão máxima de 250 quilómetros em comprimento e 38 quilómetros de afastamento entre margens, ocupando cerca de 2.700 quilómetros quadrados e tendo uma profundidade média de 26 metros. É ainda a maior barragem em volume de betão construída em África.


A HCB é actualmente o maior produtor de electricidade em Moçambique, com capacidade superior a 2 mil megawatts, que abastece Moçambique (perto de 250MW), África do Sul (1100MW) e Zimbabwe (400MW). Decorrem negociações para o abastecimento do Malawi.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00