Home Barragem de Gorongosa aumenta abastecimento de água de 23 mil para 45 mil pessoas

Barragem de Gorongosa aumenta abastecimento de água de 23 mil para 45 mil pessoas

por karinganakaringana
0 comentário

Fonte: O País

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, esta quinta-feira, três infra-estruturas de abastecimento de água na província de Sofala, com destaque para a barragem  de      Gorongosa, na província de Sofala. Trata-se de uma barragem financiada pelo Governo moçambicano em pouco mais de 327 milhões de meticais.

A barragem de Gorongosa, cujas obras duraram quatro anos, foi construída na bacia hidrográfica do rio Púngue, concretamente na sub-bacia do rio Nhamdar. A infra-estrutura aumentou a fiabilidade do abastecimento de água no Município de Gorongosa, beneficiando mais de 40 mil pessoas, um feito que deixa a comunidade local muito feliz.

“Com certeza. Veja que centenas de pessoas têm agora a capacidade de abrir torneiras e ver água potável a jorrar nas suas casas. É um feito histórico para nós que, vezes sem conta, vimos pessoas próximas a morrer vítimas de doenças de origem hídrica, pelo facto de consumirmos directamente a água do rio”, explicou Alexandre Francisco, régulo de Gorongosa.

As outras infra-estruturas de abastecimento de água, igualmente inauguradas nesta quinta-feira, pelo Presidente Filipe Nyusi, são sistemas de abastecimento de água de Cheringoma e Marínguè.

“Os sistemas de abastecimento de água, que hoje inauguramos, respondem a esta preocupação de providenciar infra-estrutura socioeconómicas, de grande impacto na vida das populações, pois ninguém disse que a água da torneira é só para quem vive nas grandes cidades. Os sistemas de água, que hoje inauguramos, têm a capacidade de prover água a cerca de 19 mil pessoas em Maringuè, 35 mil em Inhaminga e este de Gorongosa pode beneficiar 45 mil pessoas contra as anteriores 23 mil. Estes três sistemas custaram, no total, ao Estado moçambicano cerca de 491 milhões de meticais”, disse o Chefe do Estado.

De seguida, Filipe Nyusi explicou  por que se preocupa tanto com o provimento de água às comunidades.

“A resposta é simples. Não há vida de qualidade sem água. Não se pode falar de desenvolvimento humano sem água. Prover água é fazer justiça social, é exercer o direito humano primário humano. O consumo de água imprópria é uma das causas de ocorrências de doenças de origem hídrica e doenças da pele que afectam drasticamente as nossas comunidades”.

Com a barragem, aumentou, igualmente, a fiabilidade de abastecimento de água para irrigação de pequena escala. Tendo a agricultura como principal actividade em  Gorongosa, o Presidente da República lançou o desafio para a província de Sofala,  de alavancar e desenvolver as cadeias de valor.

“E estando dotado de solos aptos em potencial agrícola, a disponibilidade de água, através da barragem de Gorongosa, vai potenciar a  agricultura irrigada, elevando o potencial adormecido de Gorongosa, como celeiro da província de Sofala. O sector familiar, assim como o privado, encontra aqui espaço para a sua auto-afirmação e maior engajamento de produção de matérias-primas, oriundas da agricultura e pecuária, para satisfazer a demanda da agro-industria e apoiando o processo local”.

A barragem tem capacidade para, no futuro, gerar energia suficiente a cerca de 400 casas, facto que, segundo o estadista moçambicano, poderá minimizar o desafio do acesso à energia e dinamizar a industrialização local em muitos sectores.

Para Filipe Nyusi, a construção das infra-estruturas em referência foi possível graças à tranquilidade, como resultado de paz e reconciliação.

“Eu quero, a partir daqui, em Gorongosa, agradecer, em nome dos moçambicanos, à população da província de Sofala, pelo exemplo que está a dar no processo de reconciliação, ao acolher os nossos irmãos da RENAMO, que estão a beneficiar-se do processo de DDR, como resultado do acordo de Maputo, que, esta sexta-feira, completa dois anos. Hoje, cerca de 2600 antigos guerrilheiros da RENAMO já se beneficiaram deste processo. Temos esperança de que atingiremos um futuro de paz, de estabilidade e de prosperidade.”

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00