Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Home Economia e Negócios Barragem de Moamba-Major poderá ter o financiamento do Exim Bank

Barragem de Moamba-Major poderá ter o financiamento do Exim Bank

by admin
0 comment

Fonte: Visão aberta

O Governo apreciou, esta Terça-feira, o estágio do desenvolvimento de projectos de infra-estruturas de armazenamento e gestão de recursos hídricos, nomeadamente, as Barragens de Mapai, Moamba-Major e Mpanda-Nkuwa.

Filimão Suaze, porta-voz do Conselho de Ministros, explicou que decorre a selecção do potencial parceiro para a implementação do projecto da barragem de Mapai, através de uma parceria público-privada, bem como a licitação do projecto de construção da barragem de Moamba-Major que poderá ter o financiamento do Exim Bank da China.

Além disso, o Governo apreciou o estágio da estruturação do projecto da barragem de Mpanda-Nkuwa.

Segundo Filimão Suaze, trata-se de uma barragem com 61 Km à jusante de Cahora-Bassa, com capacidade de gerar 1500 MW, associada a uma linha de transporte Tete-Maputo com cerca de 1600 km e que se espera que, a partir de 2030, entre em funciona- mento.

O governante ainda disse que as obras de construção da barragem de Mpanda-nkwa e a respectiva infra-estrutura de transporte de energia,vão ter a duração de seis a sete anos,e poderão iniciar em 2024.

” Em termos financeiros, Mpanda-nkuwa vai custar cerca de 5 mil milhões de dólares, e prevê-se o fecho financeiro do projecto em 2024. Dos cerca de 5 mil milhões de dólares de investimento do projecto, 60 por cento serão aplicados na construção da barragem e 40 por cento na linha de transporte de energia”.

Filimão adianta que, até Dezembro de 2021, o gabinete vai lançar um outro concurso para a identificação do parceiro estratégico para investimento, cujo fecho financeiro está previsto para 2024.

“Em termos de estrutura accionista, o projecto Mpanda-nkuwa terá a participação do Estado, através da EDM e HCB, entre 30 e 35 por cento, sendo que os remanescentes 65 por cento em investimentos privados.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00