Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
Home Política Cabo Delgado: Autoridades desmentem presença de forças da SADC

Cabo Delgado: Autoridades desmentem presença de forças da SADC

by admin
0 comment

Fonte: DW

USA Mosambik Militärübungen der US Marine vor Mosambik

O Ministério da Defesa esclareceu esta quinta-feira à noite que os homens que chegaram a Cabo Delgado recentemente são só integrantes de uma equipa de avanço.

Notícias postas a circular em Moçambique nesta quinta-feira (21.07) davam conta da chegada de tropas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a província nortenha de Cabo Delgado para apoiarem as autoridades moçambicanas a combater os terroristas que desde finais de 2017 atacam a província. 

Mas ao final do dia, o porta-voz do Ministério da Defesa, Omar Saranga, esclareceu durante uma conferência de imprensa que os homens vistos a desembarcar em Cabo Delgado recentemente são só integrantes de uma equipa de avanço.

As tropas da SADC eram esperadas a 15 de julho, o que não aconteceu, mas as autoridades garantem estar para breve. Saranga afirma que o país se está a preparar para receber a missão. 

Uma das razões apontadas para o atraso era a não conclusão de detalhes finais em relação a um acordo com Maputo sobre o envio da força. Algumas fontes referem também que faltava acertar pormenores logísticos. 

Grupos armados aterrorizam a província de Cabo Delgado, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo Estado Islâmico. Há mais de 2.800 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e 732.000 deslocados, de acordo com as Nações Unidas.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00