Fonte: DW
O Ministério da Defesa esclareceu esta quinta-feira à noite que os homens que chegaram a Cabo Delgado recentemente são só integrantes de uma equipa de avanço.
Notícias postas a circular em Moçambique nesta quinta-feira (21.07) davam conta da chegada de tropas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a província nortenha de Cabo Delgado para apoiarem as autoridades moçambicanas a combater os terroristas que desde finais de 2017 atacam a província.
Mas ao final do dia, o porta-voz do Ministério da Defesa, Omar Saranga, esclareceu durante uma conferência de imprensa que os homens vistos a desembarcar em Cabo Delgado recentemente são só integrantes de uma equipa de avanço.
As tropas da SADC eram esperadas a 15 de julho, o que não aconteceu, mas as autoridades garantem estar para breve. Saranga afirma que o país se está a preparar para receber a missão.
Uma das razões apontadas para o atraso era a não conclusão de detalhes finais em relação a um acordo com Maputo sobre o envio da força. Algumas fontes referem também que faltava acertar pormenores logísticos.
Grupos armados aterrorizam a província de Cabo Delgado, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo Estado Islâmico. Há mais de 2.800 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e 732.000 deslocados, de acordo com as Nações Unidas.