Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Home Sociedade Centros de saúde: Utentes denunciam cobranças ilícitas e atendimento moroso

Centros de saúde: Utentes denunciam cobranças ilícitas e atendimento moroso

by Claudia Guila
0 comment

Fonte: Notícias

Utentes dos centros de saúde de Namiepe e 25 de Setembro, na cidade de Nampula, acusam os profissionais de saúde afectos a estas unidades sanitárias de fazerem cobranças ilícitas de forma sistemática e serem lentos no pré-diagnóstico para a triagem.

Acrescentaram que esses problemas são antigos e generalizados em todas as unidades sanitárias da cidade de Nampula e pedem a quem de direito para pôr cobro à situação.

A denúncia foi feita durante a visita que o governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, efectuou a estes centros na passada terça-feira, com o propósito de aferir o nível de prestação de serviços de saúde primária às populações.

No Centro de Saúde de Namiepe, onde teve uma breve conversa com os doentes e seus acompanhantes, o governador foi confrontado com as denúncias de mulheres gestantes segundo as quais na maternidade os partos são feitos mediante o pagamento de 500 meticais, facto que deixou o dirigente aborrecido.

Entretanto, solicitada a responder a estas acusações, a responsável da maternidade, Inês Fabião, disse não ter conhecimento delas.

“Nunca recebi notificação de alguém que tenha sido cobrado pelo serviço de parto neste centro de saúde. A partir de hoje aquele que for cobrado peço que denuncie a mim, porque o parto não se paga”, apelou.

Reagindo às denúncias, Manuel Rodrigues apelou aos profissionais de saúde da maternidade de Namiepe a absterem-se das cobranças ilícitas e primarem pelo trabalho que juraram prestar com dedicação à população.

“Pedimos à população para denunciar cobranças ilícitas efectuadas neste centro de saúde para que possamos corrigir, o mais breve possível, estes casos porque queremos que se prestem melhores serviços de saúde à nossa população”, disse Rodrigues.

Já no Centro 25 de Setembro, os utentes que falaram com o governador acusaram os profissionais ali afectos de serem morosos no atendimento de doentes. Segundo os denunciantes, o doente chega a levar mais de quatro horas à espera de ser atendido.

Em resposta, o chefe do executivo provincial de Nampula ordenou aos profissionais do centro a serem céleres na prestação dos serviços de saúde, para evitar enchentes e as consequências daí decorrentes.

Tanto no Centro de Saúde de Namiepe, quanto no “25 de Setembro”, o governador constatou que há sérios problemas de higiene, sendo que, no primeiro, o facto se deve à falta de sanitários e água corrente e, no segundo, à disponibilidade de baldes sujos para lavagem das mãos dos utentes.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00