Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Home Ciência e Tecnologia Cientistas Criam Bateria de Automóvel Eléctrico Que Pode Ser Carregada em Cinco Minutos

Cientistas Criam Bateria de Automóvel Eléctrico Que Pode Ser Carregada em Cinco Minutos

by Bernardo Mabjaia
0 comment

Fonte: Diário económico

Uma equipa de cientistas da Universidade Cornell, em Nova Iorque, apresentou uma bateria para um automóvel eléctrico capaz de carregá-lo totalmente em cinco minutos. A sua performance manteve-se mesmo depois de ciclos repetidos de carregamento e descarregamento.

O tempo de carregamento das baterias, a autonomia e a duração de vida continuam a ser as principais preocupações quando se trata de adoptar veículos eléctricos. Mas a investigação sobre estes pontos continua a evoluir positivamente. Os investigadores deram um passo importante para reduzir as razões pelas quais muitos ainda optam por carros movidos a combustíveis fósseis: uma bateria de lítio capaz de carregar em até cinco minutos.

Apesar de não ser referida a sua capacidade, carregar a bateria de um automóvel em cinco minutos não será muito diferente do tempo que demora a atestar o depósito de um modelo a gasolina. E os investigadores afirmam, segundo o portal Sapo, que, além desse tempo, a bateria continuou a ser utilizada com uma performance estável ao longo dos diversos ciclos de carregamento e descarregamento de energia.

Este passo é bastante importante, porque as baterias de lítio ionizado continuam a ser populares por serem mais leves, energeticamente mais eficientes e oferecerem uma maior duração de vida.

De acordo com o Sapo, os investigadores descobriram que um metal, conhecido como indium, utilizado em ecrãs tácteis e painéis solares, ajudam a gerir o carregamento rápido e o armazenamento das baterias. Neste caso, os cientistas substituíram os ânodos revestidos a grafite por ânodos de indium.

Ao aumentar a rapidez de carregamento da bateria de um automóvel, uma fabricante pode diminuir a sua capacidade e autonomia em algumas ofertas, uma vez que pode fazer mais paragens e carregar mais rápido. E isso tornará um automóvel mais barato e acessível para utilizadores que não queiram investir numa bateria de alta capacidade e assim aumentar a adopção do eléctrico, destaca o coordenador do projecto, Lynden Archer, citado pelo portal Fast Company.

Apesar da rapidez de carregamento, é referido que o indium é um material pesado, lembrando que as fabricantes estão a construir os automóveis eléctricos com ligas leves. Os investigadores dizem que vão agora olhar para outros metais com as mesmas propriedades do indium, mas que sejam mais leves.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00