Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Home Economia e Negócios Colheita de arroz anima produtores de Chókwè

Colheita de arroz anima produtores de Chókwè

by José Nhambirre
0 comment

Fonte: Notícias

A COLHEITA da última campanha de produção de arroz animou os 72 integrantes da cooperativa agrícola “Ahikhomeni Vha Vhassati”, no distrito de Chókwè, província de Gaza.

Fundada inicialmente como associação, em 2016, viria a transformar-se em cooperativa em 2020, ano em que assinalou a primeira melhor produção de arroz. Na presente campanha, que decorreu de Novembro do ano passado a Junho deste ano, produziu mais de 230 toneladas de arroz numa área de 74 hectares.

Segundo Lizete Mucasse, presidente da cooperativa, os resultados derivam do apoio do Governo, através do programa Sustenta, da Hidráulica deChókwè (HICEP) e da Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM).

O apoio incluiu as despesas com aprodução e comercialização, o que permitiu colocar o produto a bom preço,relativamente ao praticado no mercado local, facto que encoraja ainda mais os cooperativistas.

Edgar Langa, oficial de programas na cooperativa, disse que o Sustenta  participou na aquisição de sementes, insecticidas e colocação do produto no mercado, enquanto a HICEP responsabilizou-se pelos trabalhos de preparação dos campos, que incluem lavoura, gradagem, lançamento mecânico da semente e fornecimento de água para a irrigação.

Já a AMPCM formou os cooperativistas, para além de ter destacado um extensionista agrário e oferecido meios de trabalho como botas, pás, luvas, carrinhas de mãoe pagamento do pessoal de apoio. Também disponibilizou uma máquina de descasque de arroz e financiou a produção de hortícolas.

Lisete Mucasse disse ao “Notícias” que,graças àreceita da venda de arroz, conseguiu mandar reparar a sua viatura que tinha uma avaria grave. Referiu que os ganhos se reflectem em todas as famílias dos integrantes da cooperativa.

“Algumas pessoas melhoraram as suas habitações e reformaram o mobiliário, compraram electrodomésticos e desenvolvemoutros projectos singulares com o dinheiro proveniente da venda do arroz”, contou.

Apontou a falta de equipamento adequado como tractores, máquinas de ceifa, como entrave para otrabalho da cooperativa.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00