Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
Home Política COMBATE AO TERRORISMO: Acção militar deve ser complementada com apoio humanitário

COMBATE AO TERRORISMO: Acção militar deve ser complementada com apoio humanitário

by José Nhambirre
0 comment

Fonte: Notícias

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu a necessidade de se complementar as intervenções militares contra o terrorismo e o extremismo violento no país, com o apoio humanitário imediato e investimentos no desenvolvimento, aliadas à prevenção e sensibilização dos cidadãos.

Intervindo ontem em Lilongwe, Malawi, na abertura da 41ª Cimeira Ordinária da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), o Chefe do Estado enfatizou que a paz e segurança devem constituir um dos alicerces do processo de integração regional devido ao seu papel na promoção da cooperação, desenvolvimento social e económico da região.

No evento, que foi também marcado pela passagem da presidência moçambicana da organização regionalpara o Malawi, o Presidente Nyusi congratulou-se pela pronta solidariedade demonstrada pelos países da região, consusbtanciada no desdobramento da Força em Estado de Alerta da SADC, no espírito do Pacto de Defesa Mútua da organização, cujo lançamento teve lugar no passado dia 9, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado.

“Iremos manter as vossas excelências a par dos progressos desta missão e asseguramos-vos que o entrosamento e nível de relacionamento com as nossas Forças de Defesa e Segurança e a população é enorme”, disse.

De referir que Moçambique assumiu a presidência da SADC em Agosto do ano passado, tendo, na ocasião, o nosso país se proposto a exercer uma liderança orientada para resultados nas áreas de saúde pública; resiliência face aos efeitos das mudanças climáticas; envolvimento do sector privado e promoção da região como destino de investimento; combate ao terrorismo; segurança alimentar; edesenvolvimento de infra-estruturas.

Reiterou a necessidade de se avançar com a transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento regional, enfatizando ser uma forma de permitir uma aproximação dos povos da África Austral às instituições regionais, envolvendo-os na concretização das Prioridades do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional (RISDP) 2020-2030.

Na cerimónia de abertura, houve várias intervenções, incluindo da Secretária Executiva-cessante da SADC, Stergomena Lawrence Tax; do novo Presidente da SADC, Lazarus Chakwera; do Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Mahamat; da Secretária Executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para a África, Vera Songwe; bem como dos Chefes de Estado da Tanzania e Seychelles, respectivamente Samia Hassan e Wavel Ramkalawa, onde, de entre vários aspectos, apelaram a uma conjugação de esforços no combate à Covid-19.

Ainda ontem, o Presidente da República manteve encontros em separado e à porta-fechada com os seus homólogos da África do Sul e do Zimbabwe.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00