Home Conheça os Maiores Fundos Soberanos de África… e do Mundo

Conheça os Maiores Fundos Soberanos de África… e do Mundo

por
0 comentário

Fonte: Diário económico

Dados estatísticos compilados e apresentados pela plataforma Global Sovereign Wealth Funds (SWF) afirmam que quando se fala sobre Fundo Soberano, o líder global por activos é o Norway Government Pension Fund Global (GPFG) da Noruega, com 1,4 biliões de dólares aplicados, seguindo-se dois fundos chineses, numa lista onde pontificam os países do Médio Oriente, como os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita e Kuwait. Em África, o mais valioso é o da Líbia, seguido do da Etiópia e do do Botsuana. A confirmarem-se as previsões de exploração de gás, o novo Fundo Soberano de Moçambique tem potencial para entrar neste ranking.

Os fundos soberanos, ao contrário dos fundos de investimento tradicionais, não são cotados no mercado e não podem ser comprados por investidores particulares ou institucionais. Tratam-se de fundos criados e geridos pelos governos, com objectivos de rentabilidade de longo prazo, que visam assegurar o bem-estar futuro das populações. Essa é a principal diferença entre os fundos soberanos e as reservas internacionais (os activos acumulados em moeda estrangeira por um país), que são orientadas para a liquidez ou a estabilidade cambial, ou seja, para objectivos de curto prazo.

Tipicamente, a origem desses fundos provém da venda de recursos minerais e dos royalties associados à sua exploração. Foi isso que aconteceu com os primeiros fundos soberanos, lançados pelo Kuwait e pela Arábia Saudita, dois países excessivamente dependentes das receitas do petróleo que é um recurso finito. E, alguns anos depois, surgiu também a Noruega, cujo Fundo Soberano é o mais valioso do mundo e a grande referência em termos de estratégia, qualidade e transparência de gestão.

Mais tarde, surgiram outros tipos de fundos soberanos, designadamente na Ásia, onde as receitas provêm sobretudo dos superavits ou excedentes fiscais. Importa referir, porém, que nem todos os fundos se dirigem à poupança futura. Alguns visam, por exemplo, proteger os países da volatilidade dos mercados externos ou das crises económicas, outros para auxiliar a diversificação da economia e o desenvolvimento social a longo prazo.

Os dez maiores fundos soberanos do mundo

Actualmente, os países detentores dos maiores fundos soberanos do mundo são a Noruega (Europa), a China e Singapura (Ásia) e a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Qatar (Médio Oriente).

O líder global por activos é o Norway Government Pension Fund Global (GPFG) da Noruega, com 1,4 biliões de dólares aplicados, segundo a Global SWF. Fundado em 1997, o capital é oriundo de uma parte das receitas da extracção de petróleo e gás e o objectivo principal é garantir a sustentabilidade futura das pensões.

O segundo maior é o China Investment Corporation (CIC), com activos avaliados em 1,2 biliões de dólares. Criado em 2007, tem três subsidiárias: a que gere as participações nas maiores instituições financeiras do país, a que apoia as exportações e internacionalização das empresas chinesas e a dirigida a investimentos no estrangeiro.

O terceiro do ranking, também chinês e com activos acima de mil milhões de dólares, é o SAFE Investment, que pertence ao banco central e controla as reservas de moeda estrangeira e de ouro.

No Médio Oriente, o fundo mais valioso é o Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), fundado em 1967 e com activos sob gestão de 984 mil milhões de dólares. O capital provém dos excedentes petrolíferos e é um dos maiores investidores mundiais em imobiliário, infra-estruturas e private equity.  Já o Kuwait Investment Authority (KIA) é o mais antigo (foi criado em 1953) e tem um papel central no sistema financeiro do país.

RankFundo SoberanoPaísActivos (mil milhões USD)Ano
1.Norway Government Pension Fund Global (NBIM)Noruega1 3791990
2.China Investment Corporation (CIC)China1 2402007
3.SAFE Investment Company (SAFE IC)China1 0821997
4.Abu Dhabi Investment Authority (ADIA)Emiratos Árabes Unidos9841967
5.Kuwait Investment Authority (KIA)Kuwait8011953
6.GIC Private Limited (GIC)Singapura7691981
7.Public Investment Fund (PIF)Arábia Saudita7001971
8.Qatar Investment Authority (QIA)Qatar4292005
9.Investment Corporation of DubaI (ICD)Emiratos Árabes Unidos3412006
10.TemasekSingapura2881974

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00