Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
Home Sociedade Covid-19: Serviço de Urgências do HCM pressionado desde o início da terceira vaga

Covid-19: Serviço de Urgências do HCM pressionado desde o início da terceira vaga

by Claudia Guila
0 comment

Fonte: Carta Mz

A terceira vaga da pandemia do novo coronavírus continua a não dar tréguas ao país e, sobretudo, ao sector da saúde. Esta quarta-feira, o Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade sanitária do país, emitiu uma nota de imprensa a informar que o seu Serviço de Urgências de Adultos encontra-se pressionado há mais de um mês.

À “Carta”, Madalena Manjate, Directora do Serviço de Urgências do HCM, disse que a maior unidade sanitária do país atendia, durante o inverno, uma média diária de 100 a 200 pessoas e, no verão, entre 500 a 600 pacientes, entretanto, desde o início da terceira vaga, “temos recebido mais de 500 pacientes por dia e, dada a época que atravessamos, temos tido alguns colegas que também são infectados pela Covid-19 (médicos, enfermeiros e agentes de serviço) e que devem ficar de quarentena, o que reduz a massa laboral e acaba pressionando o hospital”.

Segundo Manjate, grande parte dos pacientes que procuram pelo serviço de urgências do HCM queixam-se de tosse, constipação e cansaço, sintomas geralmente associados à infecção pelo novo coronavírus, o que leva todos a exigirem os testes de despiste do novo coronavírus.

Aliás, porque quem solicita o serviço de urgências espera ser atendido com flexibilidade, a Directora do Serviço de Urgências do HCM revela que a sua equipa tem sido insultada pelos utentes, pois, “nós não atendemos por ordem de chegada, mas sim damos prioridade aos doentes mais graves”.

“Os pacientes que vêm ao Banco de Socorros com sintomatologia ligeira a moderada chegam a esperar por longas horas para serem atendidas, mas nós não dispensamos ninguém, o que, em algumas situações, gera descontentamento e falsa percepção de mau atendimento”, disse.

Por essa razão, o Serviço de Urgências do HCM recomenda aos cidadãos a dirigirem-se aos centros de saúde mais próximos das suas residências, como forma de descongestionar o maior hospital do país. 

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00