Home Internacional “Dar maior impulso e projeção”. Itália e Argentina com plano a 5 anos

“Dar maior impulso e projeção”. Itália e Argentina com plano a 5 anos

por karinganakaringana
0 comentários

O anúncio do Plano de Ação Itália-Argentina 2025-2030 foi feito em Roma, após um encontro entre os dois líderes, noticiou a agência Efe.

Os dois governantes centraram-se "no reforço da já sólida parceria bilateral entre a Itália e a Argentina, baseada em valores partilhados e num profundo vínculo histórico e cultural entre as duas nações".

Meloni e Milei, que mantêm uma conhecida boa relação, também reviram "os principais temas da agenda internacional e reiteraram o seu total apoio a uma paz justa e duradoura na Ucrânia", juntamente com "a sua visão partilhada da centralidade das relações transatlânticas", de acordo com um comunicado conjunto.

Manifestaram ainda "o seu apoio à cooperação entre a União Europeia (UE) e a organização regional MERCOSUL e o seu compromisso partilhado com o combate ao crime organizado transnacional e ao tráfico de pessoas".

Este Plano de Ação, que Meloni e Milei apresentaram em novembro em Buenos Aires, identifica oito prioridades para o relacionamento bilateral, começando pelo "diálogo político" e incluindo também a "colaboração económico-comercial e de investimento" e a "cooperação em setores económicos estratégicos e matérias-primas críticas".

Da mesma forma, a colaboração será reforçada nos setores espacial, da defesa, da cooperação judiciária e de segurança, da cultura, da formação e do turismo e, finalmente, nas políticas sociais.

"A implementação do Plano será coordenada pelos respetivos Ministérios dos Negócios Estrangeiros através de reuniões regulares dos mecanismos bilaterais existentes", pode ler-se no comunicado.

Meloni, política de extrema-direita, que concedeu a nacionalidade italiana a Milei em dezembro em reconhecimento da sua descendência, tem manifestado repetidamente a sua afinidade ideológica com o Presidente argentino ultraliberal.

O último encontro entre ambos tinha ocorrido em 26 de abril, quando realizaram um almoço de trabalho após o encerramento das cerimónias fúnebres do Papa Francisco.

No Palazzo Chigi, sede do Governo italiano, Meloni e Milei presidiram hoje à assinatura de um memorando entre a petrolífera argentina YPF e a italiana ENI para a exportação de gás natural liquefeito (GNL).

A YPF, controlada pelo Estado argentino, é uma peça-chave para o governo de Milei, que pretende que o país se torne um dos maiores exportadores de GNL do mundo na próxima década.

No sábado, o Presidente argentino terá uma audiência privada com o Papa Leão XIV no Vaticano.

Após o encontro com o Papa, Milei viajará para Madrid, depois para Nice (França) e Telavive, onde iniciará uma visita oficial de três dias a Israel, país com o qual estreitou laços desde que assumiu o cargo, em dezembro de 2023.

Leia Também: Costa falou com Meloni sobre defesa, conflitos, segurança e migrações

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00