Fonte: Notícias
Foi debelado o incêndio que deflagrou na tarde de ontem na Ponta Mamoli, no distrito de Matutuíne, província de Maputo, informou hoje (13) ao “Notícias”, Luís Buchir, administrador da Área de Protecção Ambiental (APA) de Maputo.
Num breve contacto telefónico, Buchir garantiu que não houve registo de vítimas humanas, embora tenham ardido três casas de construção precária.
Ainda são desconhecidas as origens do incêndio, que atingiu áreas não habitadas, mas suspeita-se que alguma comunidade tenha tentado afugentar répteis com fogo que, entretanto, cresceu devido aos ventos.
“O incêndio teve início às 13 horas de ontem (12) e foi debelado por volta das 3:00 da madrugada de hoje. Foi um grande combate. A comunidade foi mobilizada para o trabalho coordenado entre as administrações da área e do distrito de Matutuine”, disse Luís Buchir, segundo o qual a chuva que caiu na área deu um grande ajuda para a extinção do incêndio.
O administrador da APA explicou que a zona atingida é de difícil acesso por viatura, por isso a comunidade teve maior colaboração para evitar a destruição de infra-estruturas públicas e privadas.
“Neste momento há equipas no terreno a fazer o levantamento dos prejuízos nas comunidades e ao meio ambiente, bem como quantificar as áreas atingidas pelo fogo”, avançou.
A Área de Protecção Ambiental possui 600 mil hectares e inclui a Reserva Especial de Maputo e as Reservas Marinhas da Ponta de Ouro e de Inhaca.