Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Home Política Departamento de Estado classifica de terrorista alto dirigente do Estado Islâmico em Moçambique

Departamento de Estado classifica de terrorista alto dirigente do Estado Islâmico em Moçambique

by admin
0 comment

Fonte: VOA

Antony Blinken, secretário de Estado americano

A lista inclui cinco líderes terroristas que actuam em Moçambique, Quénia, Somália, Mali e Burkina FasoWASHINGTON.

O Departamento de Estado americano declarou como “terroristas globais” e impôs sanções a cinco líderes de movimentos radicais islâmicos no continente africano, entre eles um do chamado Estado Islâmico (ISIS, na sigla em inglês), em Moçambique.

Numa ordem executiva dada a conhecer neste sábado, 7, o secretário de Estado Antony Blinken aponta Bonomade Machude Omar, também conhecido como Abu Sulayfa Muhammad e Ibn Omar, líder do Departamento de Assuntos Militares e Externos do grupo Estado Islâmico de Moçambique e que actua como comandante sénior e coordenador principal de todos os ataques realizados pelo grupo no norte de Moçambique, bem como facilitador principal e canal de comunicação do grupo”.

A nota acrescenta que “durante o ataque de Março de 2021 a Palma, Omar liderou um grupo de combatentes que atacou p Hotel Amarula, em Palma, enquanto Abu Yasir Hassan, o líder do Estado Islâmico-Moçambique, liderou outro grupo de combatentes”.

A lista é integrada ainda por Sidanag Hitta, também conhecido como Abu Qarwaniand Abu Abdelhakim al-Kidali, líder sénior e comandante responsável pela região de Kidal, no Mali, dentro de Jama’at Nasr al-Islam wal Muslimin (JNIM), um dos responsáveis pelo ataque de 20 de Janeiro de 2019 à base da MINUSMA (missão das Nações Unidas para estabilização do Mali) em Aguelhoc e por ter feito reféns na região de Kidal.

Salem ould Breihmatt, também conhecido como Abu Hamza al-Shanqitiand Hamza al-Mauritani, é um líder sénior do JNIM e emir de Arbinda e Serma na região de Mopti, também no Mali, foi designado terrorista global por ser o JNIM no Burkina Faso e especialista e instrutor em explosivos.

O Departamento de Estado também incluiu na lista o porta-voz do grupo al-Shabab, que actua na Somália e no Quénia, Ali Mohamed Rage, conhecido como Ali Dheere e que esteve envolvido na planificação de ataques naqueles dois países.

O quinto terrorista é Abdikadir Mohamed Abdikadir, também conhecido como Ikrima, facilitador e planificador operacional do al-Shabab, que em Novembro de 2019, coordenou um ataque do grupo terrorista

Como consequência dessa designação, o Departamento de Estado diz que “entre outras consequências, todas as propriedades e interesses na posse desses indivíduos devem ser bloqueados e comunicados ao Departamento de Controlo de Activos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro” e também “as pessoas que participem de negócios (com eles) podem estar expostas à mesma classificação”.

Por outro lado, a nota acrescenta que“qualquer instituição financeira estrangeira que conscientemente facilite uma transacção financeira importante ou forneça serviços financeiros às pessoas sancionadas hoje” pode estar sujeita a medidas e sanções.

O Departamento de Estado reitera que “os Estados Unidos estão empenhados em interromper os métodos de financiamento do Estado Islâmico-Moçambique, JNIM e al-Shabaab – todos sancionados como organizações terroristas estrangeiras – limitando os seus meios para conduzir novos ataques contra civis e apoiar os nossos parceiros nos esforços para cortar o financiamento do terrorismo”.

Nesse sentido, Antony Blinken conclui enfatizando que “enfrentar a ameaça terrorista em todo o continente exigirá trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros para reduzir a capacidade e as operações desses grupos terroristas, através do combate ao seu controlo e influência no oeste, leste e sul da África”.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00