Fonte: Diário económico
A Comissão do Plano e Orçamento, composta por alguns deputados da Assembleia da República (AR), está a promover um seminário subordinado ao tema “Perspectivas Macroeconómicas: Desafios e Oportunidades”.
O evento, a ter lugar nesta terça-feira (27), em Maputo, decorre em parceria com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco de Moçambique (BdM), onde as partes vão discutir sobre as tendências e desafios actuais na esfera macroeconómica, com o intuito de procurar soluções para impulsionar o desenvolvimento do País.
“No encontro serão exploradas as ideias económicas globais e regionais, políticas monetárias e fiscais, bem como as oportunidades para o crescimento sustentável”, avança uma nota citada pela Rádio Moçambique.
A Comissão do Plano e Orçamento tem a função de controlar às instituições públicas no domínio da actividade financeira, monetária, fiscal e aduaneira do Estado.
No ano passado, durante uma visita a Moçambique, o chefe da missão do FMI, Pablo Lopez Murph, enfatizou a necessidade de o País reduzir a vulnerabilidade associada aos elevados níveis de dívida, apelando a um crescimento económico sustentado, bem como a uma gestão fiscal responsável para apoiar o desenvolvimento do sector privado.
“Moçambique deve seguir um conjunto de medidas que lhe permitam equilibrar o crescimento económico e, ao mesmo tempo, gerir a dívida, o que poderá conduzir o País a um futuro económico mais estável”, clarificou.