Fonte: Lance mz

O Desportivo Maputo conquistou três preciosos pontos na deslocação à província de Nampula aonde defrontou e derrotou o Ferroviário local por uma bola a zero, encerrando em grande uma semana atribulada marcada pela que denúncia feita pela direcção “alvi-negra” de uso abusivo e fraudulento da sua marca, mormente a venda de equipamentos com os seus símbolos, que culminou com a invasão do seu departamento de futebol e retirada de parte dos equipamentos com que a equipa de futebol sénior se apresenta em campo.
Desenganou-se quem pensou que os “alvi-negros” iriam deixar a nu as suas fragilidades, pois houve quem jurou que a equipa se apresentaria sem os habituais equipamentos com o design habitual a ventoinha e quiçá, em 100 anos de história, esta fosse a primeira vez que a equipa se iria apresentar de tronco nu.
O que é facto é que a única vez que um jogador do Desportivo se apresentou descamisado foi quando Orlando foi celebrar o único golo obtido tirando a camisola, o que lhe valeu a cartolina amarela como mandam as regras do futebol.
Ao longo dos 90 minutos de jogo o equilíbrio foi nota dominante nesta partida em que os pupilos de Satar Salvado conseguiram aproveitar a oportunidades criadas para visar a baliza contrária, conseguindo alcançar uma preciosa vitória que teve o condão de permitir a troca de posições entre os dois contendores na tabela classificativa, ou seja o Desportivo ascendeu ao décimo lugar ora ocupado pela equipa do Ferroviário de Nampula.
Ferroviário de Lichinga mantém a bitola em jogos em casa
A décima primeira jornada do Moçambola 2021, que marca a retoma da prova após a interrupção para dar lugar a participação da selecção nacional de futebol na Taça COSAFA, foi aberta na tarde de sexta-feira com o Ferroviário de Lichinga a receber e derrotar ao Textáfrica do Chimoio por uma bola sem concorrência.
A equipa orientada por Antoninho Muchanga e Arnaldo Ouana manteve a bitola de não perder nos jogos realizados em pleno Estádio Municipal de Lichinga, passando a somar 21 pontos, mantendo a quinta posição na tabela classificativa nesta edição de estreia no Campeonato Nacional de Futebol.
Já em Vilanculo, a União Desportiva do Songo foi vencer por uma bola a zero a Associação Desportiva de Vilanculo, com golo a ser marcado pelo camaronês Maxwel que por ironia do destino marcou à equipa que o dispensou em 2019.
Com a vitória, os “hidroelétricos” assumiram temporariamente a terceira posição da tabela classificativa com 22 pontos, os mesmos que o Ferroviário de Maputo que só joga domingo, enquanto os “hidrocarbonetos” continuam com 17 pontos na sexta posição, sendo ameaçados pelo Costa do Sol com 15 pontos e recebe este domingo a Liga Desportiva de Maputo