Fonte: Carta Mz
Dez Oficiais de Justiça dos distritos de Jangamo, Panda, Homoine, Funhalouro, Vilankulo, Govuro, Morrumbene e Inhassoro, na província de Inhambane, são indiciados de terem subtraído indevidamente 31.390.833,71 Meticais destinados ao pagamento de juízes eleitos naquela parcela do país. Oito dos indiciados encontram-se detidos.
A informação foi avançada esta terça-feira, em comunicado de imprensa, pelo Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Inhambane. De acordo com o documento, o Ministério Público já instaurou um processo com o número 07/08/P/GPCCI/2021. Entre os indiciados estão dois responsáveis pela área administrativa (um administrador Judicial e um responsável da Repartição de Finanças).
A nota refere que o rombo ocorreu no período compreendido entre 2015 e 2020, sendo que o esquema consistia em transferir valores a mais para as contas bancárias dos Oficiais de Justiça (Escrivães de Direito) que, por sua vez, procediam o levantamento e pagam aos juízes eleitos. Parte do valor remanescente era depositada ou transferida para contas bancárias do responsável da Repartição Provincial de Finanças e outra ficava com os escrivães.
O comunicado sublinha que dos 10 envolvidos, um já iniciou o processo de devolução do valor.