Fonte: Ponto Certo
A Ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Materula defende a valorização da cultura, como um dos pilares para promover o desenvolvimento sustentável da SADC.
Eldevina Materula, fez estes pronunciamentos esta terça-feira na Cidade de Inhambane, durante a cerimónia oficial do lançamento da Semana da Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).
Na ocasião, a Ministra da Cultura, vincou sobre a necessidade da reencarnação dos valores e dos ideais defendidos pelos países fundadores, principalmente a disseminação dos valores da liberdade, unidade, democracia e prosperidade entre os povos da região.
Por sua vez, Ludmila Maguni, Secretária de Estado na Província de Inhambane, enalteceu o papel da SADC na busca da Paz efectiva na região, bem como, na implementação de projectos de impacto socio-económico e cultural ao nível do País e da Província de Inhambane, em particular com vista a captação de receitas para o Estado.Por seu turno, Daniel Chapo, Governador de Província, apelou aos países membros, maior abertura na troca de experiências entre os intervenientes do sector da cultura, por forma a aprofundar estratégias para tornar o País e a Província num destino turístico de referência.
Este ano a data celebra-se sob o lema: Uma SADC Unida na “Promoção Efectiva da Paz, Desenvolvimento Social e Humano Sustentável”.