Fonte: Diário Económico
EuroAtlantic Airways afirmou esta segunda-feira, 15 de Janeiro, que “apoia totalmente a parceria com a LAM”, que desde Dezembro permitiu retomar a rota entre Maputo e Lisboa, depois de a transportadora aérea moçambicana ter responsabilizado a companhia portuguesa pelos problemas naquela ligação.
“Sobre a notícia veiculada hoje [ontem, 15] nos meios de comunicação, a EuroAtlantic Airways informa que apoia totalmente a parceria com a LAM para operar e fazer crescer este projecto em conjunto”, disse fonte oficial da companhia portuguesa, em resposta a um pedido de informação da Lusa.
“As aeronaves da EuroAtlantic Airways estão totalmente disponíveis para a LAM, fornecendo igualmente todo o apoio operacional necessário”, acrescentou, remetendo qualquer outra informação para a transportadora aérea estatal moçambicana.
A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) responsabilizou a portuguesa EuroAtlantic pelos problemas na realização dos voos na rota entre Maputo e Lisboa, alegando que aquela empresa não pagou o aluguer da aeronave.
Em comunicado, a transportadora aérea moçambicana explica que, no sábado, teve de cancelar o voo entre Lisboa e Maputo “devido a problemas do fornecedor de aeronave, a EuroAtlantic Airways (EAA)”. “No momento antes do embarque dos passageiros, em Lisboa, a LAM tomou conhecimento de que o provedor não pagou ao proprietário da aeronave usada e que este, por sua vez, determinou que o aparelho não fosse usado”, lê-se.
Perante este quadro, a LAM explica que “envidou esforços visando materializar o voo, o que veio a concretizar-se no domingo, 14 de Janeiro, recorrendo a uma aeronave de um outro operador”.
“Enquanto decorriam estas acções, foi concedida a hospedagem aos passageiros e aos que manifestaram interesse de realizar a viagem noutros operadores. Foram ainda concedidos reembolsos aos passageiros que manifestaram a intenção expressa de não continuar no voo”, sublinha a transportadora estatal moçambicana.
A LAM regressou aos voos para Lisboa em 12 de Dezembro último, recorrendo a um Boeing 777 de 302 lugares, resultante de uma parceria com a operadora portuguesa EuroAtlantic, ligando as duas capitais três vezes por semana.
A rota Maputo-Lisboa, abandonada pela companhia há quase 12 anos, faz parte do plano de revitalização da operadora, depois de a empresa sul-africana Fly Modern Ark (FMA) ter entrado na gestão da LAM em Abril do ano passado para o processo de restruturação.
A operação de regresso da LAM ao espaço aéreo europeu custa cerca de dois milhões de dólares (1,8 milhões de euros) por mês, avançou em 13 de Dezembro o director-geral da companhia. “Esta operação tem imensos elementos de custos. O custo fixo imediato é de cerca de dois milhões de dólares mensais”, declarou João Carlos Pó Jorge.
A estratégia em curso, de revitalização da empresa, segue-se a anos de problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados por especialistas à ineficiente manutenção das aeronaves.
A rede de voos da LAM conta com 12 destinos no mercado doméstico, a nível regional voa regularmente para Joanesburgo, Dar-Es-Salaam, Harare, Lusaca, e Cidade do Cabo, enquanto Lisboa é desde 12 de Dezembro o único destino intercontinental.
Diariamente, a LAM realiza mais de 40 voos, operados através da sua frota composta por um Boeing 737, três Q400, dois Bombardier CRJ 900 e dois Embraer 145 operados pela sua subsidiária Moçambique Expresso (MEX).