NÃO DEIXE O FAKE SE TORNAR NEWS!
No dia-a-dia, deparamo-nos com informações sobre indivíduos, instituições, personalidades, marcas, entre outros, que nem sempre são verdadeiras.
Mesmo que a mentira seja num sentido positivo, para o visado, distorce o posicionamento público ou de mercado. Por isso, seja a menção negativa ou positiva, ela deve ser tratada para manter a reputação a longo prazo.
FAKE-NEWS NA MEDIA DIGITAL
Com a media digital, os factos viralizam e mantêm-se arquivados num grande arquivo que é a internet. Por isso, a monitoria de informações na media digital e tradicional, deve ser feita de forma sistemática para tomada de decisão atempada e prevenção de crises.
O Fake-News pode ser originado por um mau posicionamento da marca ou por pessoas mal-intencionadas, visando atingir um objectivo oculto.
CLIPPING
Para uma realidade onde o fake news se tornou de fácil propagação, é necessário usar ferramentas que ajudem no controle da fiabilidade de informacão. O clipping permite que os editores identifiquem as fontes mais importantes para o tópico em questão e extraiam as informações relevantes para a produção de conteúdo actualizado.
O relatório de clipping diário, feito pela nossa agência, Karingana – Agência de Comunicação, através da nossa sala de imprensa e diversas ferramentas de monitoramento digital (redes sociais, websites, blogs), reporta todas as menções do sector do cliente na media tradicional e digital.
Uma análise de sentimento é feita, categorizando o nível de alerta para cada uma das menções.
INFLUENCIADORES
No plano de gestão de crises, prevê-se a indicação de um comitê de gestão de crises e porta-voz, assim, ao planear a gestão de media digital e do combate ao Fake-News, é importante estabelecer parceria com influenciadores digitais, para apoiar na difusão do posicionamento oficial, por eles terem um elevado número de seguidores e por serem determinantes na formulação de uma opinião pública.
É crucial, que na escolha dos influenciadores, se observe a sua reputação e repercussão das suas publicações para um correcto alinhamento com a estratégia.
Sempre que possível, deve-se garantir a neutralidade entre a instituição e os influenciadores, pois o endosso só será positivamente favorecido com essa condição.
MENSAGEM DE POSICIONAMENTO
É importante saber para quais temas responder, deixando as respostas a cargo dos influenciadores ou debate público. Mas a mensagem deve ser concertada para que a conclusão do debate seja favorável.
Lembre-se quem cala consente A verdade sempre vem à tona. Então, saiba, para qual dos lados o seu caso está inclinado.
Ao elaborar a mensagem, é preciso saber se, a falsa notícia pode um dia ser real e demonstrar no posicionamento.
RECURSO A REPOSIÇÃO DA VERDADE
Pode denunciar calúnias, mentiras através dos proprietários dos meios a que o Fake-News tenham sido despoletados. Pode como consequência, ver a publicação ser eliminada ou ganhar um espaço para reposição da verdade, no caso da media tradicional.
Na nossa agência, ajudamos a monitorar meios e fazer a estratégia de gestão de influenciadores digitais para prevenir crises de comunicação.