Fonte: Notícias
As Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDS) reocuparam, na manhã de ontem, a base de Tchinga, localizada a cerca de seis quilómetros da vila-sede do distrito de Muidumbe, na província de Cabo Delgado, que se encontrava nas mãos dos terroristas que protagonizam ataques naquela região do país.
A recuperação do local foi anunciada ainda ontem, na cidade de Nampula, pelo vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), o tenente-general Bertolino Capetine, na cerimónia do encerramento de um curso militar.
Sem entrar em detalhes, Capetine disse ser uma grande vitória que satisfaz não só as FDS que estão no Teatro Operacional Norte, como tambémtodo o povo moçambicano que também sofre dos efeitos nefastos dos ataques dos malfeitores.
“As nossas Forças de Defesa e Segurança continuarão a dar o seu melhor para recuperar outras bases que ainda se encontram nas mãos dos insurgentes para não continuarem a semear terror na região norte da província de Cabo Delgado”, garantiu.
Para além desta base, a força conjuntaMoçambique e Ruanda já recuperou, nos princípios do mês em curso, a vila-sede do distrito de Mocímboada Praia, tida como bastião dos terroristas, acto que aconteceu volvido pouco um ano de ocupação.