Fonte: Notícias
O SECRETÁRIO de Estado da cidade de Maputo, Vicente Joaquim, desafiou ontem o Instituto de Ciências de Saúde de Infulene (ICSI), localizado no bairro do Zimpeto, a aumentar o número de novos ingressos, visando formar mais quadros para a expansão dos serviços e melhorar aassistência à população.
O desafio foi feito na vista realizada no quadro damonitoria e avaliação do funcionamento das instituições públicas e privadas na capital.
Para o ano 2022, a instituição tem disponíveis 120 vagas para novos ingressos, disputadas por cerca de 3.500 candidatos.
O secretário de Estado considera reduzidoo número de admissões, uma vez que aprocura dos serviços de saúdetende a aumentar.
Apontou que o Serviço de Representação de Estado da cidade de Maputo vai trabalhar, em colaboração com a direcção do ICSI, na elaboração de um plano estratégico visando aumentar o número de admissões.
Instou a direcção do ICSI ainvestir na formaçãodequalidade, de mais profissionais de saúde,tendo em conta os desafios actuais do país.
Razique Wade, directora do ICSI, indicou que a instituição enfrenta dificuldades, com destaque para a insuficiência de recursos humanos, demanutenção de equipamentos, de orçamento limitado, entre outros, facto que concorre para o baixo nível de admissões.
Apontou que a instituição formou, nos últimos quatro anos, mais de 580 técnicos de saúde,nos cursos de enfermagem e saúde materno-infantil, laboratório, farmácia, nutrição, medicina geral, entre outras.