Fonte: O País Online
Nas duas assembleias de voto onde se repetiu a eleição ontem na cidade de Nacala estavam inscritos 12.893 eleitores, mas só foram votar 3.694 (30%), sendo que mais de 9.000 não votaram.
Segundo apurou “O País online”, o MDM teve 89 votos (2.5%); a Renamo conseguiu 220 votos (6%); a Frelimo teve 3.000 votos (90%) e outros pequenos concorrentes não tiveram sequer 1% dos votos depositados nas urnas.
Às 10h00 a Comissão Distrital de Eleições de Nacala vai divulgar os dados oficiais que a seguir serão canalizados ao Conselho Constitucional (CC) através da Comissão Nacional de Eleições e caberá a aquele órgão juntar esta informação à das eleições de 10 de Outubro para validar e decidir o vencedor, assim como a distribuição de mandatos na Assembleia Municipal.
Recorde-se que no acórdão de 23 de Novembro, o CC não validou os resultados e mandou repetir a eleição em duas assembleias de voto, nomeadamente, na EPC de Murrupelane e na EPC Cristo é Vida, por entender que houve irregularidades passíveis de influenciar o resultado geral. Assim sendo, mandou repetir a eleição, acto verificado com tranquilidade ontem.
Em termos gerais, a cidade de Nacala está calma nesta manhã de segunda-feira, 11.12.2023.