Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
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GARANTE APIEX: Criadas condições para FACIM 2021

by Claudia Guila
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Fonte: Notícias

ESTÃO criadas as condições para a 56.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM 2021), de 30 de Agostoa5 de Setembro, segundo garantias da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX).

O director-geral da APIEX, Gil Bires, disse ao “Notícias” que os trabalhos no terreno decorrem a bom ritmo, prevendo-se que acelerem nos próximos dias, de modo que o cronograma traçado para o certame seja cumprido.

Segundo ele, num contexto em que o país necessita de manter as feiras comerciais, não só para atrair mais investimento directo estrangeiro e nacional, bem como para promover as suas exportações, a APIEX vai assegurar, durante o certame, o cumprimento das medidas de prevenção e combate à pandemia da Covid-19. O evento decorrerá em modelo híbrido, ou seja, presencial e virtual.

“Obviamente que vai ser uma edição diferente das outras, tendo em consideração a situação que o país vive, pois a pandemia da Covid-19 vai impor algumas restrições. Visto que será realizada num modelo híbrido (presencial e virtual), concebemos uma plataforma para que as empresas que não possam estar presentes participem de forma virtual”, disse.

Gil Biresreferiu-se ao impacto da Covid-19 no domínio dos investimentos, afirmando ter-se registado alguma retracção, tendo em consideração os fluxos que o país vinha registando.

Referiu que, mesmo neste ambiente adverso, o país tem de continuar a atrair mais investimentosestrangeirosnacionais.

“As facilidades que o Governo concede são tanto para os estrangeiros como para os nacionais, então temos de inverter esta percepção de que os incentivos fiscais e aduaneiros e outras facilidades são apenas para os investidores que vêm de fora do país”, salientou.

Na ocasião, apontoucomo uma das apostas da APIEX a intensificação das acções de promoção de exportações, através da concessão de maior assistência aos operadores  nacionais.

Para tal, defende que Moçambique tem de disseminar as oportunidades de acesso aos mercados preferenciais existentes, convidando os operadores do comércio externo a procurarem saber dos requisitos necessários para aderirem a tais mercados.

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