Home Internacional Governo de Tusk sobrevive a moção de confiança no parlamento polaco

Governo de Tusk sobrevive a moção de confiança no parlamento polaco

por karinganakaringana
0 comentários

Os deputados votaram 243 a 210 a favor do governo, graças ao apoio dos partidos que formam a coligação governamental (centro-liberal), não tendo sido registadas abstenções, anunciou o parlamento polaco, segundo as agências de notícias internacionais.

A votação foi precedida por um acalorado debate sobre a gestão do governo de coaligação liderado por Tusk, cuja estabilidade está ameaçada após a vitória do nacionalista Karol Nawrocki, apoiado pelo partido opositor Lei e Justiça (PiS), nas eleições presidenciais de 01 de junho.

As mais de 260 intervenções dos deputados, muitas delas interrompidas por tumultos nas bancadas, refletiram o clima de tensão e confronto que atravessa a cena política do país.

No seu discurso antes da votação, o primeiro-ministro aproveitou para insistir nas conquistas da gestão e lembrar os processos pendentes na Justiça contra vários membros do governo anterior (PiS), agora na oposição, e reivindicou os seus esforços para "corrigir a situação e retomar a colaboração com a Comissão Europeia".

Pouco antes da sessão, o governante tinha apelado para "não desistir", numa mensagem divulgada através da rede social X.

Tusk anunciou que pretende reformar a composição do gabinete em julho, um plano com o qual procura renovar a imagem do governo e que, como explicou, se concentrará mais em questões estruturais do que em "nomes concretos".

Além disso, prometeu que o governo que lidera acabará com a impunidade e responsabilizará os políticos pelos seus atos, numa tentativa de afastar o país das fricções com a União Europeia do governo anterior — uma questão que levou ao congelamento de milhares de milhões de euros em ajudas.

Tusk solicitou a votação após a derrota do seu aliado político, Rafal Trzaskowski, nas recentes eleições presidenciais, um resultado que o deixou enfraquecido e a necessitar de uma forma de reafirmar a sua autoridade.

A derrota de Trzaskowski fez baixar a popularidade de Tusk, antigo presidente do Conselho Europeu, e provocou um aumento da tensão no seio da coligação governamental.

Na semana passada, o primeiro-ministro e líder da Plataforma Cívica (PO), Donald Tusk, juntou-se a Szymon Holownia, da Polónia 2050, a Wlodzimierz Czarzasty, da Esquerda, e a Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, do Partido Popular, numa declaração de disponibilidade para prolongar a coligação e superar a moção de confiança.

O primeiro-ministro polaco explicou a necessidade da votação afirmando que a Polónia está numa nova realidade, após as eleições presidenciais.

[Notícia atualizada às 16h59]

Leia Também: Polónia coloca caças de combate no ar. “Intenso ataque na Ucrânia”

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00