Fonte: O País
Um homem forjou o roubo de um milhão de meticais do seu patrão. O indiciado foi detido pela Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo.
O homem foi confiado pelo seu patrão para levantar o valor no banco, mas, em vez de entregar o valor ao dono, teve outra ideia – chamar dois amigos, neste momento em parte incerta, para simular um roubo.
Assim, dirigiu-se à primeira esquadra da polícia para participar o caso, como se de um assalto se tratasse, segundo explica Leonel Muchina, porta-voz da PRM.
O indiciado e os comparsas iriam ter com o patrão com o auto já levantado e ficariam com o valor.
“O jovem alegou que foi interceptado por indivíduos que o assaltaram com armas de fogo. A polícia colocou agentes para investigarem o roubo, mas os agentes descobriram que era um acto todo simulado e que se tratava de uma artimanha com a intenção de desviar o valor”, disse Leonel Muchina.
Com a descoberta, Muchina conta que foi possível recuperar 843 mil meticais, e continuam investigações para reaver a outra parte do valor em falta.
Ainda nos trabalhos operativos, a PRM conseguiu deter um homem que vendia desodorizantes e creme corporal falsificados, feitos à base de água, ovo, loção e outros produtos, no mercado Xipamanine.
“Este indivíduo recolhia os recipientes no lixo, enchia com água e gel e outros produtos e, desta forma, colocava à venda no mercado. Ele fazia isso desde 2017 e conseguimos chegar até ele através de denúncias”, explicou o porta-voz da PRM, na cidade de Maputo.
Quando questionado, o jovem confessou o crime e disse que esta foi a única forma que encontrou para ganhar dinheiro, uma vez que não consegue trabalho.