Fontes:MzNews
Em actualização….
A Igreja Anglicana está a trabalhar afincadamente para garantir que Dom Carlos Matsinhe, actual Bispo da Diocese dos Libombos, vá a reforma este ano.
De acordo com os estatutos da Igreja Anglicana de Moçambique e Angola, Matsinhe não poderá continuar no cargo visto que vai completar 70 anos de idade, a 2 de Outubro próximo. É a idade limite para o exercício daquele cargo, refere o Savana que cita uma nota da instituição.
Dom Carlos Matsinhe é também o Presidente da Comissão Nacional de Eleições. Ele é apontado como um dos maiores responsáveis pelas maiores fraudes eleitorais do país, no âmbito das VI eleições autárquicas. A idoneidade da Igreja Anglicana foi questionada por conta dos resultados das eleições de 11 de Outubro.
Moçambique realiza a 9 de Outubro as eleições presidenciais, legislativas e de escolha de Governador. O Trabalho da Anglicana segue a todo o vapor para afastar Dom Carlos Matsinhe da liderança de Libombo antes do próximo escrutínio.
A nota da Igreja Anglicana diz ainda que um calendário conducente à data de celebração de acção de graças e despedida será anunciada oportunamente, escreve o jornal que citamos. A igreja pretende estabelecer a união no seio da congregação religiosa deviso aos abalos que sofreu.
“Tendo em conta o abalo e inquietação que afectam a todos nós e a Igreja em geral depois de reflexão, auscultação e oração decidimos que o tema do ano em curso no resgate de maior união, entre o clero, os leigos e toda a igreja. Neste sentido o tema é: Onde há união, o Senhor ordena bênção e vida para sempre, retirada do livro de Salmos”, avança a referida nota.