Home Internacional Imigração. Florida projeta centro de detenção após ‘Alcatraz dos Jacarés’

Imigração. Florida projeta centro de detenção após ‘Alcatraz dos Jacarés’

por karinganakaringana
0 comentários

O governador republicano da Flórida Ron DeSantis indicou hoje que está a avaliar a construção do segundo centro num campo de treino da Guarda Nacional da Flórida, conhecido como Camp Blanding, cerca de 48 quilómetros a sudoeste de Jacksonville, no nordeste do estado.

Num evento em Tampa, DeSantis sublinhou a sua disponibilidade para ajudar o executivo do Presidente Donald Trump a atingir o seu objetivo de mais do que duplicar a capacidade de detenção de imigrantes das atuais 41.000 camas para pelo menos 100.000 camas em todo o país.

As autoridades estaduais afirmaram que a "Alcatraz dos Jacarés", centro que descreveram como temporário, contará com tendas e roulottes, permitindo ao estado adicionar 5.000 camas de detenção de imigrantes até ao início de julho e libertar espaço nas prisões locais.

"Acredito que a capacidade que será acrescentada ajudará na missão nacional geral. Também aliviará alguns fardos das nossas autoridades estaduais e locais", disse DeSantis.

Gerir a instalação custará aproximadamente 450 milhões de dólares por ano, segundo as autoridades, e as despesas serão suportadas pela Flórida e reembolsadas pela Agência Federal de Gestão de Emergências.

Aos olhos de DeSantis e de outras autoridades estaduais, o isolamento do aeródromo nos Everglades, rodeado de zonas húmidas repletas de mosquitos, cobras venenosas e jacarés, consideradas sagradas para as tribos nativas americanas, torna-o um local ideal para deter imigrantes ilegais.

"Claramente, do ponto de vista da segurança, se alguém escapar, sabem, há muitos jacarés", disse DeSantis.

"Ninguém vai a lado nenhum", adiantou o governador, que foi um dos principais rivais de Trump na nomeação presidencial pelo Partido Republicano em 2024.

O nome Alcatraz remete para a histórica prisão ao largo da cidade californiana de São Francisco, num rochedo no mar para onde foram durante décadas enviados alguns dos maiores criminosos do país.

Democratas e ativistas condenaram o plano como um espetáculo insensível e politicamente motivado.

"O que está a acontecer é muito preocupante, o nível de desumanização", disse Maria Asuncion Bilbao, coordenadora de campanha da Florida no grupo de defesa da imigração American Friends Service Committee.

"É como uma teatralização da crueldade", disse ela.

A organização Amigos dos Everglades, por sua vez, denunciou numa carta enviada ao governador da Florida "um risco inaceitável e desnecessário" para um ecossistema que alberga mais de 2.000 espécies de animais e vegetação.

Os activistas alertaram anteriormente para as condições num centro de detenção gerido pelo governo federal no sul da Florida, onde surgiram relatos de falta de água e alimentos, confinamento insalubre e negligência médica.

DeSantis está a contar com os poderes de emergência do estado para tomar posse da pista de aterragem do condado e construir o complexo, apesar das preocupações das autoridades do condado, ambientalistas e defensores dos direitos humanos.

O aeródromo dentro do Parque Nacional de Everglades é um ecossistema único da Florida, e segundo o procurador-geral do estado, James Uthmeier, terá capacidade para acomodar pelo menos mil imigrantes, numa área de aproximadamente 7.700 hectares.

Uthmeier afirmou num vídeo em que anunciou a infraestrutura que esta começará a abrigar imigrantes dentro de 30 a 60 dias após o início da construção.

Agora, o estado também está a considerar a construção de outro local num centro de treino da Guarda Nacional no nordeste da Flórida.

"Provavelmente também faremos algo semelhante em Camp Blanding", disse DeSantis, acrescentando que a Divisão de Gestão de Emergências da Flórida está "a trabalhar nisso".

A Flórida prepara-se entretanto para o que os meteorologistas alertaram que pode ser outra temporada de furacões excecionalmente violentos, levantando dúvidas sobre a capacidade de evacuar tais centros com milhares de detidos.

Trump já disse que começará a "eliminar gradualmente" a agência federal que responde a desastres após a temporada de furacões de 2025, uma mudança que provavelmente atribuirá mais responsabilidades aos estados para prestar apoio após as tempestades.

O Presidente norte-americano fez do combate à imigração ilegal uma prioridade máxima, referindo-se a uma "invasão" dos Estados Unidos por "criminosos do estrangeiro" e falando extensivamente sobre as deportações de imigrantes.

Leia Também: Trump processa 15 juízes de Maryland por impedirem deportações

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00