Fonte: 360 Mozambique
Odirector-geral do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), Geraldo Albasini, revelou quarta-feira, 14 de Novembro, durante a primeira Conferência Nacional da Qualidade, que apenas 160 empresas estão certificadas no país, num total de 5.000.
Segundo ele, esta situação é preocupante face às actuais exigências do mercado nacional e internacional, estando já em curso algumas actividades de sensibilização para que as empresas possam pelo menos utilizar normas técnicas nos seus processos produtivos.
“Do universo de cinco mil empresas, apenas 160 são certificadas pelo INNOQ em qualidade e outros sistemas de gestão, mas este número é uma gota no oceano. Isto preocupa-nos, por isso estamos a lançar campanhas de sensibilização para que mais empresas possam pelo menos utilizar normas técnicas nos seus processos produtivos e alcançar a certificação como fase mais avançada”, explicou.
Acrescentou que “o insucesso das empresas na obtenção da certificação está ligado à falta de informação por parte das empresas e dos consumidores, que optam por produtos de baixa qualidade. Precisamos de uma sociedade exigente.
“Investir em qualidade muda tudo na vida dos consumidores e das empresas. Estamos a trabalhar com o sector privado e queremos mostrar ao país e ao mundo que Moçambique já tem capacidade institucional para prestar serviços de certificação, calibração e verificação para protecção do consumidor”, concluiu.