Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
Home Economia e Negócios INNOQ Poderá Retirar do Mercado Produtos Sem Rótulo em Português

INNOQ Poderá Retirar do Mercado Produtos Sem Rótulo em Português

by Bernardo Mabjaia
0 comment

Fonte: Diário económico

O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) afirmou nesta quinta-feira, 8 de Fevereiro, que poderá retirar do mercado todos os produtos importados que não tiverem rótulo em português.

De acordo com o director-geral da entidade, Geraldo Albazine, a medida faz parte do esforço do Governo no âmbito da execução do Programa de Avaliação da Conformidade (PAC)que visa controlar os produtos comercializados em Moçambique.

“Verificamos que ainda prevalece a falta de tradução da informação descritiva, sobretudo nos produtos importados. Esta acção gera constrangimentos para o consumidor, o que poderá levar à retirada de todos esses produtos”, explicou.

O responsável clarificou que a rotulagem em língua portuguesa é importante por ser um mecanismo de comunicação que inclui dados que “ajudam os consumidores a fazerem uma escolha adequada do seu produto”.

“Está em curso um trabalho de sensibilização que deverá ser intensificado através de campanhas, por forma que se maximize a abrangência da mensagem. No entanto, queremos apelar mais uma vez aos empresários para que continuem a trabalhar com o INNOQ no sentido de corrigir a situação”, acrescentou.

Geraldo Albazine elucidou ainda que, nos termos da legislação em vigor, os conteúdos dos rótulos devem ser previamente aprovados pelo INNOQ, garantindo assim a sua conformidade com o regulamento.

PAC entrou em vigor no ano passado e está ser implementado em parceria com a Intertek Moçambique, com o objectivo central de evitar a circulação de produtos que não estejam em conformidade com os padrões de segurança e qualidade exigidos pelas normas regionais e internacionais.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00