Batalha judicial resulta de um processo da Unitel contra uma holding de empresária angolana por incumprimento de um empréstimo de centenas de milhões de euros.
Fonte: Notícias ao Minuto
Isabel dos Santos perdeu um processo no Tribunal Superior de Londres contra um pedido de congelamento de até 580 milhões de libras, mais de 660 mil euros, dos seus bens e fundos, avança a Sky News. A empresária está a ser processada pela operadora de telecomunicações angolana Unitel, que pediu ao Supremo Tribunal de Londres, numa audiência no passado mês de novembro, o congelamento de bens e fundos de Isabel dos Santos.
A ordem foi concedida hoje pelo juiz Robert Bright, que disse, numa decisão por escrito, que não aceitava que “outras ordens de congelamento significassem que não é justo e conveniente” para aquele tribunal “conceder uma nova ordem”.
Entre os bens estará uma propriedade no luxuoso bairro de South Kesington em Londres.
A Unitel, que foi fundada pela empresária e filha do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, avançou com um processo judicial em Londres contra a Unitel International Holdings (UIH), detida por Isabel dos Santos, para recuperar uma dívida de centenas de milhões de euros. Em causa estão empréstimos de quando Isabel dos Santos era administradora da empresa à UIH, em 2012 e 2013.
Em novembro, a empresária angolana, que nega as acusações, tinha alegado em tribunal que estava a ser vítima de uma “campanha de opressão” por parte de Angola.
Isabel dos Santos reside, atualmente, no Dubai.