Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Home Internacional IURD brasileira em crise com perda de fundos de Angola

IURD brasileira em crise com perda de fundos de Angola

by José Nhambirre
0 comment

Fonte: VOA

Igreja da IURD em Luanda Sul (Foto IURD)

Igreja recebia mais de 74 milhões de dólares por ano dos fiéis angolanos

A Igreja Universal do Reino de Deus, IURD, vive uma crise no Brasil desde que a sucursal de Angola vem enfrentando denúncias e expulsões de membros brasileiros.

A Voz da América apurou junto a fontes de dentro da Igreja brasileira que mais de três mil pastores foram demitidos de suas funções nos últimos meses devido à crise financeira dentro da igreja

Tudo isso porque a liderança da Igreja viu os recursos diminuirem desde que os pastores angolanos tomaram o controle dos templos no país. A Universal em Angola gerava mais de 400 milhões de Reais anuais para os cofres do líder Edir Macedo – uma das maiores arrecadações da Igreja fora do Brasil, o equivalente a mais de 74 milhões de dólares por ano

Sem esses recursos, a operação brasileira é impactada. Para além disso, a Igreja tambem viu redução nos dízimos dos seguidores, já que muitos fieis perderam o emprego durante a pandemia.

Esta semana, a Voz da América revelou que a Procuradoria-Geral da República de Angola acusou vários membros da igreja de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação criminosa.

O inquérito aponta que o bispo Honorilton Gonçalves, ex-representante måximo da Universal em Angola, e outros três representantes da cúpula da Igreja e da TV Record são apontados como os principais operadores do suposto esquema. Todos já não estão em Angola pelo que será díficil julga-los.

Informações da Procuradoria Geral de Angola mostram que grande parte do que era arrecadado com doações e dízimos não iam para a conta bancária da Universal em Angola.

O dinheiro dos fiéis eram convertidos em dólares no mercado paralelo e enviado para o Brasil ou transportados em carros de luxo para a áfrica do Sul.

Procurada pela Voz da America, a Universal ainda nãocomentou.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00