Fonte: Carta mz
De acordo com uma nota divulgada pelo Fórum Nacional das Rádios Comunitárias (FORCOM), três agentes da Polícia Municipal de Catandica (Simão Francisco, Faruk Gerente e Desejo Figueiredo) agrediram, na última sexta-feira, dois jornalistas da Rádio Comunitária local, em pleno exercício das suas actividades. Acrescenta que os referidos agentes apreenderam ainda gravadores e telemóveis das vítimas.
O facto, narra a fonte, ocorreu por volta das 9:00 horas de sexta-feira, quando as vítimas (Marcos Nazário Tenesse e Naima José Gimo) faziam uma reportagem sobre a reivindicação dos vendedores ambulantes em torno de uma suposta operação de cobrança das novas taxas dos mercados, que passaram dos actuais 10,00 Meticais diários para 500,00 Meticais mensais.
Refira-se que este é mais um caso de agressão física de jornalistas, em particular de rádios comunitárias. Num encontro realizado em Maputo, em Maio último, jornalistas de diversas rádios comunitárias mostraram-se preocupados com o aumento do número de casos de violação dos seus direitos, durante o exercício das suas funções.