Fonte: O País
O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, debateu ontem com jovens dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que residem naquele país, sobre o Acordo de Mobilidade.
De acordo com um comunicado citado pelo “Observado”, o encontro ocorreu na sequência do Dia Internacional da Juventude e da participação de Rebelo de Sousa na XIII cimeira da CPLP em Julho, em Angola.
No encontro com os jovens, foi ainda abordada a importância da juventude na prossecução e amplificação dos valores e missão da CPLP, bem como o seu papel no desenvolvimento cívico, social e económico dos países que a compõem.
“ A mobilidade constitui um desígnio fulcral para a materialização da comunidade, pela sua importância para o incremento e a consolidação das relações de cooperação e amizade existentes entre os Estados-membros da CPLP e entre os seus povos, e pelo seu contributo para a aproximação da comunidade aos seus cidadãos”, escreve o Observador citando o comunicado.
Durante o encontro havido entre Estados-membros da CPLP em Julho passado, em Angola, os líderes realçaram a importância da mobilidade em sectores como o turismo, a cultura, a educação, a ciência e inovação e na área económico-empresarial, e “do seu papel para o desenvolvimento sustentável dos Estados-membros”.
Refira-se que Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, que celebrou 25 anos em Julho do ano em curso.