Home Internacional Khamenei não aceitará “o assédio de ninguém” após ataque à base dos EUA

Khamenei não aceitará “o assédio de ninguém” após ataque à base dos EUA

por karinganakaringana
0 comentários

"E não aceitaremos qualquer assédio por parte de quem quer que seja, em qualquer circunstância", afirmou o ayatollah Ali Khamenei na sua conta X.

A principal autoridade política e religiosa do Irão acrescentou que não se submeterão "ao assédio de ninguém" e que "esta é a lógica da nação iraniana".

"Não fizemos mal a ninguém", acrescentou Ali Khamenei, numa mensagem acompanhada de uma imagem que mostra uma zona de conflito e uma bandeira dos EUA em chamas.

A Guarda Revolucionária do Irão atacou Al-Udeid – a maior base dos EUA no Médio Oriente, situada nos arredores de Doha e que alberga cerca de 10.000 soldados – em retaliação ao bombardeamento norte-americano de três instalações nucleares no país, no fim de semana.

O Pentágono afirmou que não foram registadas baixas americanas no ataque iraniano à base aérea americana de Al-Udeid, no Qatar, em retaliação ao bombardeamento de Washington, no fim de semana, de instalações nucleares importantes para o programa nuclear de Teerão.

Na sequência do ataque americano ao Irão, o Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araqchi, afirmou que o Irão estava a reservar "todas as opções" para se defender e que o ataque "terá consequências duradouras".

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu aos ataques à base militar agradecendo ao Irão por ter avisado antecipadamente do ataque "muito fraco" que fez

"O Irão respondeu oficialmente à nossa destruição das suas instalações nucleares com uma resposta muito fraca, o que esperávamos e que combatemos com muita eficácia", afirmou Trump na rede social Truth.

Segundo o Presidente norte-americano, foram disparados contra a base norte-americana de Al Udeid, no Qatar, 14 mísseis, dos quais 13 foram abatidos e um seguiu numa "direção não ameaçadora", embora Qatar tenha afirmado que o Irão disparou 19 mísseis e que todos tinham sido intercetados com exceção de um que atingiu a base militar, sem causar feridos.

"Quero agradecer ao Irão por nos ter avisado com antecedência, o que tornou possível que nenhuma vida se perdesse e que ninguém ficasse ferido. Talvez o Irão possa agora prosseguir para a Paz e a Harmonia na Região, e eu encorajarei Israel com entusiasmo a fazer o mesmo", afirmou ainda o Presidente norte-americano.

A guerra entre Israel e o Irão foi desencadeada em meados de junho por bombardeamentos israelitas contra território iraniano, levando à retaliação de Teerão.

O conflito, que já fez centenas de mortos e feridos de ambos os lados, assumiu uma nova dimensão com os bombardeamentos pelos Estados Unidos de várias instalações nucleares iranianas, incluindo o complexo de Fordo.

Fordo, que tem com capacidade de enriquecimento de urânio a 60%, segundo os especialistas, fica localizado a cerca 100 quilómetros a sul de Teerão, cuja área metropolitana tem uma população de 14 milhões de pessoas.

Leia Também: Conselheiro do líder supremo iraniano ameaça bases norte-americanas

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00