Home Internacional Leão XIV e Milei abordam coesão social e luta contra a pobreza

Leão XIV e Milei abordam coesão social e luta contra a pobreza

por karinganakaringana
0 comentários

Este é o primeiro encontro oficial entre o Papa norte-americano, que também tem nacionalidade peruana, e o chefe de Estado argentino desde a eleição de Leão XIV como sucessor do Papa Francisco, o primeiro argentino e latino-americano à frente dos destinos da Igreja.

Após a audiência com Leão XIV, Milei encontrou-se também com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e com o subsecretário para as Relações com os Estados, Miroslaw Wachowski.

"Durante as conversações cordiais, reafirmaram o seu apreço mútuo pelas fortes relações bilaterais e a sua vontade de as reforçar ainda mais. Em seguida, abordaram questões de interesse comum, incluindo as tendências socioeconómicas, a luta contra a pobreza e o compromisso com a coesão social", afirmou o Vaticano.

Também "discutiram uma série de questões sócio-políticas regionais e internacionais, com particular atenção aos conflitos em curso, observando a importância de um compromisso urgente para apoiar a paz", refere ainda o comunicado.

Após o encontro presencial entre os dois líderes, juntaram-se à reunião a equipa que segue com Milei, que inclui a irmã do Presidente argentino, Karina Milei, que é secretária-geral da Presidência.

Na troca de presentes com Leão XIV, Milei ofereceu dois livros do economista espanhol ultraliberal Jesús Huerta Soto – "Estatização e Economia" e "Pandemia e dirigismo" -, que é considerado um dos principais pensadores do chamado "anarco-capitalismo" libertário.

Leão XIV tem sido muito crítico do capitalismo e escolheu o nome papal, inspirado em Leão XIII, que criticou o comunismo e o então "americanismo", numa referência ao capitalismo selvagem do final do século XIX.

O Papa recebeu também o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Ignacio García Cuerva, que está de visita ao Vaticano.

Após o encontro com o Papa, o Presidente argentino partiu para Espanha para continuar o circuito internacional que iniciou na sexta-feira em Roma, com uma reunião com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.

Milei esteve presente no funeral do Papa Francisco, a 26 de abril, mas enviou Werthein e a ministra do Capital Humano, Sandra Pettovello, para representar a Argentina na missa que assinalou o início do pontificado de Leão XIV na Cidade do Vaticano.

Após a eleição de Robert Prevost como sucessor de Francisco, a 8 de maio, Milei felicitou-o e disse esperar que ele defenda a vida, a liberdade e a propriedade privada.

Esta sexta-feira, em Roma, Milei e Meloni adotaram um plano de ação quinquenal para reforçar as relações bilaterais e presidiram à assinatura de um memorando de entendimento entre a empresa petrolífera estatal argentina YPF e a italiana ENI.

Depois de Madrid, Milei viaja para Nice (França) e Telavive, onde iniciará uma visita oficial de três dias a Israel, país com o qual estreitou laços desde que tomou posse em dezembro de 2023.

Leia Também: Papa em semana ‘portuguesa, com certeza’. Recebe Costa e cereja do Fundão

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixei um Comentário

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00