Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
Home Economia e Negócios M-Pesa e INSS firmam parceria para colecta de contribuições de Trabalhadores por Conta Própria

M-Pesa e INSS firmam parceria para colecta de contribuições de Trabalhadores por Conta Própria

by Claudia Guila
0 comment

Fonte: Esquento

A Vodafone M-Pesa, subsidiária da Vodacom Moçambique, rubricou um acordo de parceria com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), que visa a colecta de contribuições para o Sistema de Segurança Social obrigatório. A assinatura deste contrato decorreu na sexta-feira, dia 06 de Agosto, sob testemunho da Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugy Talapa.

Com esta parceria, o M-Pesa passa a ser uma das plataformas de colecta de contribuições para o Sistema de Segurança Social e espera abranger mais de 60 Mil Trabalhadores por Conta Própria, maioritariamente pertencentes ao sector informal, bem como as Pequenas e Médias Empresas (PME).

O processo de pagamento será efectuado através do Menu MPesa *150# ou através do aplicativo Meu M-Pesa, podendo o contribuinte ou TCP fazê-lo com base no seu número de identificação.

No acto, o contribuinte terá a prerrogativa de escolher o mês a pagar, sendo que o referido é feito numa base mensal com indicação, em tempo real, do valor de contribuição devida.

Após a conclusão do processo, o beneficiário receberá uma notificação padrão do M-Pesa, confirmando a operação de desconto para a Segurança Social. “Com esta parceria reiteramos o nosso maior compromisso, que é contribuir para o desenvolvimento da sociedade moçambicana, garantindo que seja possível fazer pagamentos de forma fácil, rápida e segura. Acreditamos que, ligados, podemos transformar vidas e facilitar processos de pagamentos, ao mesmo tempo que promovemos a inclusão financeira. Esta iniciativa representa um passo decisivo para o alcance de um dos nossos mais nobres propósitos: a contínua expansão dos nossos serviços para garantir que o M-Pesa esteja disponível para todos os moçambicanos, de forma a permitir contribuições a partir de qualquer lugar do país. Este projecto traz uma nova realidade de facilidades para os contribuintes. A verificação, em tempo real, do valor de contribuição devida é, sem dúvida, uma das mais-valias deste projecto, que pretende facilitar milhares de pessoas.”, disse Tawanda Gota, Director Geral interino da Vodafone M-Pesa.

“Contribuir para o Sistema de Segurança Social é proteger o trabalhador e a sua família. A Segurança Social garante a subsistência do trabalhador nas situações de falta ou diminuição de capacidade para o trabalho, assim como a subsistência dos familiares, por morte do trabalhador ou pensionista. O MPesa tornou-se numa plataforma financeira de capital importância no mercado nacional. A par de ser de fácil uso, é de cobertura nacional e engloba todos os segmentos da sociedade moçambicana. Decidimos firmar esta estratégica parceria com o MPesa no âmbito da flexibilização e diversificação das formas de pagamento de contribuições, bem como do alargamento da cobertura contributiva. Este projecto faz parte do slogan do INSS Modernizar para Melhor Servir”, anotou Joaquim Moisés Siuta, Director Geral do INSS.

You may also like

Leave a Comment

Para nós, a comunicação é dinâmica e assume diversas formas, por isso oferecemos um vasto leque de soluções que permitem obter a percepção sobre a marca e definir as melhores mensagens e formatos para impactar no mercado.

Blog

Press Releases

Todos os Direitos Reservados

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00